1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação Fiscal
  4. Abertas as inscrições para o Prêmio Municipal de Educação Fiscal
Abertas as inscrições para o Prêmio Municipal de Educação Fiscal Autor: Ascom Semed

Abertas as inscrições para o Prêmio Municipal de Educação Fiscal

Tracy Costa
Publicado em - Atualizado
Interessados podem acessar o site da Prefeitura de Santarém e inscrever o projeto até 16 de maio.

Estão abertas as inscrições da 4ª edição do Prêmio Municipal de Educação Fiscal. Os gestores ou coordenadores de projetos interessados devem realizar o processo até 16 de maio, pelo site da Prefeitura de Santarém.

A edição 2025 do Prêmio foi lançada na semana passada, em uma cerimônia na Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy, que contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Finanças (Sefin) e Educação (Semed) e do Grupo Municipal de Educação Fiscal (Gmef), e de órgãos parceiros como a Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda - Sefa e 5ª DRE/SEDUC - Diretoria Regional de Ensino/Secretaria de Estado de Educação do Pará.

Desde 2014, Santarém recebe prêmios nacionais por iniciativas que levam a temática da educação fiscal aos estudantes da rede pública de ensino. De modo que o Município já se tornou referência, com oito escolas premiadas.

A coordenadora de Projetos da Semed, Mara Nicolau, convida as escolas a participarem do Prêmio Municipal deste ano. "É muito importante que as escolas participem porque é uma iniciativa que ensina as crianças a aprenderem o valor do que elas têm dentro das escolas. O prêmio tem como maior objetivo formar cidadãos mais conscientes", pontuou.

Como participar

Para se inscrever, o gestor da escola ou coordenador do projeto deve acessar o site da Prefeitura de Santarém, onde o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis. Podem participar do Prêmio projetos desenvolvidos por escolas estaduais e municipais (Umei's e Cemei's). O resultado do prêmio será divulgado no dia 12 de dezembro, Dia Municipal da Educação Fiscal.

"É só acessar e clicar no banner, ler tudo direitinho e preencher. Caso tenha alguma dúvida ou precise de alguma outra orientação, pode nos procurar no setor de Assessoria de Ensino, na Semed. Não deixem de participar do 'Oscar Mocorongo da Cidadania'", enfatizou a professora Mara.

Prêmio Municipal de Educação Fiscal

Atualmente, em Santarém, a educação fiscal é desenvolvida em 183 escolas - municipais e estaduais - das áreas urbana, planalto, várzea e rios. Os projetos são voltados para os estudantes, dentro das escolas, por serem espaços de construção e formação do cidadão, apresentando aos alunos a importância social dos tributos e a que são destinados.

Dos 144 municípios paraenses, 14 têm Grupo Municipal de Educação Fiscal, oficialmente constituídos. Destes, Santarém é o único atuante desde a sua criação, em 2006, e o único, na região Norte, que realiza o Prêmio Municipal.

Prêmios Nacionais de Educação Fiscal/Febrafite para as escolas de Santarém

  • 1º lugar em 2014 - Escola Estadual Frei Ambrósio, Projeto Sol Solidário, coordenado pela professora Eliana Mara (in memorian).
  • 2º lugar em 2015 - Escola Municipal Indígena Borari, de Alter do Chão
  • 3º lugar em 2017 - Escola Municipal Rosilda Wanghon, Projeto Cidadão Legal, coordenado pelo professor Marivaldo Sousa
  • 3º lugar em 2019 - Escola Municipal Maria Amália, projeto coordenado pela professora Márcia Ximenes
  • 1º lugar em 2020 - Escola Municipal Rosilda Wanghon, com projeto de melhor prática de cidadania do Brasil
  • 3º lugar em 2021/2022 - Escola Municipal Santa Luzia
  • 2º lugar em 2023 - Escola Municipal São Pedro, Quilombo Bom Jardim
  • 3º lugar em 2024 - Escola Municipal Rotary

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.