3. Educação Fiscal
  4. Prêmio Municipal de Educação Fiscal bate recorde de inscrições
Prêmio Municipal de Educação Fiscal bate recorde de inscrições Autor: Divulgação/Sefin

Prêmio Municipal de Educação Fiscal bate recorde de inscrições

Dannie Oliveira
Mais de 30 projetos participarão da terceira edição.

Terminaram na última sexta-feira (16), as inscrições para o 3º Prêmio Municipal de Educação Fiscal promovido pelo Grupo Municipal de Educação Fiscal – GMEF/San. A iniciativa, que visa a valorização de ações e projetos voltados ao debate sobre a função social dos tributos, a correta aplicação dos recursos públicos, a qualidade dos gastos e o retorno para a sociedade, teve um número significativo de escolas e instituições inscritas em 2023, totalizando 32 iniciativas.

Na categoria escola, 30 educandários, sendo 12 escolas da região de planalto, 14 da área urbana, 2 da região de rios e 2 educação infantil participarão do prêmio. Já na categoria instituição, uma universidade e uma cooperativa integram os projetos inscritos.

Os projetos participantes abordam assuntos como: água, manutenção e preservação do patrimônio público, sustentabilidade, reciclagem, cidadania, musicalidade, saneamento básico, cultura e inclusão social.

"O prêmio é um reconhecimento às iniciativas de impacto social e fiscal que estão sendo desenvolvidas no nosso município. Quando o cidadão entende a função socioeconômica do tributo ela passa a acompanhar de forma mais efetiva a aplicação dos recursos no seu dia-a-dia e exerce também a sua cidadania", destacou a secretária de Finanças e atual coordenadora do GMEF, Josilene Pinto.

Próximas Etapas

Até o final de novembro, os participantes irão desenvolver uma série de ações conforme estabelecido no regulamento da premiação, cabendo destacar as atividades alusivas ao aniversário de Santarém, Semana da Pátria e Dia Estadual da Educação Fiscal. A culminância dos projetos nas escolas e instituições consolidará a última etapa dos trabalhos. Todo o processo de desenvolvimento dos projetos é monitorado pelo GMEF/San e pela comissão avaliadora do prêmio formada por profissionais distintos.

Os projetos inscritos serão analisados quanto a inovação e criatividade, sustentabilidade, publicações, relatórios de acompanhamento da iniciativa e beneficiários diretos e indiretos da ação. A premiação contempla notebooks e uma TV Smart para as duas categorias. A divulgação nominal dos projetos selecionados acontecerá em 30 de novembro. A solenidade de premiação ocorrerá no dia 12 de dezembro na Escola de Artes Emir Bemerguy.