Acessibilidade Digital

Acessibilidade Digital é um direito de todos os cidadãos que usam a internet para se informar, se comunicar e se beneficiar dos serviços públicos oferecidos pelo governo. Por isso, é fundamental que os sites e aplicativos governamentais sigam os padrões e as boas práticas de acessibilidade, que permitem que qualquer pessoa possa navegar e interagir com facilidade e autonomia.  Acessibilidade Digital é a garantia de que todos os usuários, independentemente de suas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas, possam acessar e interagir com conteúdos digitais, como sites, aplicativos, e-books, vídeos e jogos [1].

Acessibilidade em nosso site

A prefeitura municipal de Santarém por meio do Núcleo Técnico de Gestão de Tecnologia da Informação - NTI disponibiliza os seguintes recursos de acessibilidade seguindo recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG):

Atalhos de teclado

[1] Ir para o Conteúdo
[2] Ir para o Menu
[3] Ir para a Busca
[4] Ir para o Rodapé
[5] Aumentar Fonte
[6] Diminuir Fonte
[C] Alto Contraste

Cada navegador possui tecla ou teclas específicas para ativar os atalhos:

Chrome: Alt + [número do atalho] (Windows/Linux) ou Control + Option + [número do atalho] (Mac)
Firefox: Alt + Shift + [número do atalho] (Windows/Linux) ou Control + Option + [número do atalho] (Mac)
Internet Explorer 8+: Alt + [número do atalho] (Windows/Linux) ou Control + [número do atalho] (Mac)
Safari 4+: Alt + [número do atalho] (Windows/Linux) ou Control + Option + [número do atalho] (Mac)

Mapa do Site

Situado no canto superior direito das páginas, disponibiliza todas as páginas do site de forma hierárquica, permitindo que o usuário conheça toda a estrutura do site e acesse diretamente a página desejada.

V-Libras

Situado no lado direito, no meio, a suite VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas[2].

Localização do VLibras na Página do Portal

Versão para dispositivos móveis

O portal de Santarém, assim como outros portais construídos pela Prefeitura de Santarém são responsivos (se adaptam automaticamente ao tamanho da tela), oferencendo melhor experiência aos usuários. Todos os serviços oferecidos na versão Desktop, também são oferecidos na versão para dispositivos móveis.

Versão para dispositivos móveis

 

Ferramentas gratuitas de Tecnologia Assistiva

Todas estas ferramentas são indicadas pelo Centro de Tecnológico de Acessibilidade (CTA), vinculado ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no qual já recebeu diversas premiações de acessibilidade na web.

Leitores de tela

Programa que interage com o Sistema Operacional e captura toda e qualquer informação apresentada na forma de texto e a transforma em uma resposta falada, utilizando um sintetizador de voz. É o software utilizado por pessoas cegas para uso do computador, tablet e celular.

Ampliadores de tela

Aumentam o tamanho da fonte e das imagens na tela do computador para os usuários com baixa visão.

  • Lupa do Windows: Aplicativo padrão do Windows que permite zoom de até 1600%. É possível personalizar a disposição do efeito nos modos: tela inteira, lente e ancorado. Para ativar a lupa no Windows 10 pressione a tecla do logotipo do Windows‌ + Sinal de adição (+) no teclado e, para desativá-la pressione a tecla do logotipo do Windows + Esc. Através do mouse, é possível ativar a lupa pelo seguinte caminho: Iniciar  > Configurações > Facilidade de Acesso > Lupa e alterne em Ativar Lupa.
  • LentePro (Windows): Software que faz parte do Projeto DOSVOX. Mostra uma área da tela ampliada numa janela, como se fosse uma lente de aumento. O índice de ampliação da imagem pode variar de 1 a 9 vezes e o trecho mostrado pode acompanhar dinamicamente a posição do mouse ou ser fixada pelo usuário.
  • Virtual Magnifying Glass (Windows, Mac OS, Linux): Abre uma janela que acompanha o cursor do mouse e amplia os elementos da tela.
  • Magnifixer (Windows): Uma janela exibe de maneira ampliada o conteúdo explorado pelo cursor do mouse em uma tela que pode ser redimensionada e realocada na tela.
  • ZoomIt (Windows): Apertando uma tecla pré-definida na instalação do software é acionado um zoom na tela, possibilitando uma melhor leitura dos itens presentes.

Mudança no esquema de cores

Permitem modificar o esquema de cores das páginas de um site, podendo auxiliar pessoas com baixa visão, daltonismo, problemas de concentração ou dificuldades na leitura.

  • High Contrast (extensão para Chrome): Permite modificar o esquema de cores das páginas, possui diferentes filtros de alto contraste.
  • Dark Reader (extensão para Chrome): Possibilita a alteração dos aspectos visuais das páginas.
  • Dark Background and Light Text (extensão para Firefox): Muda a cor do fundo da página para preto e a escrita para branco, possui a opção de personalizar estas cores.

Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

Os recursos de CAA permitem ao usuário se comunicar com as demais pessoas, complementando ou substituindo a fala.

  • AraBoard  (Windows): Software que permite criar pranchas de comunicação no computador ou tablet, com personalização em imagens, sons, linhas, colunas e cores.
  • Prancha Fácil (Windows): Software para criação de pranchas que facilitam a comunicação com crianças jovens e adultos em diferentes âmbitos. Totalmente personalizável.
  • Plaphoons (Windows, Linux, Mac, Android): Software para criação e utilização de pranchas de comunicação.
  • Scala (Windows): Software que auxilia na alfabetização de crianças autistas através de comunicação alternativa. Disponível também para tablets.
  • Cboard (online): prancha de comunicação online, que contém diversas pastas temáticas.

Alternativas para mouse

Oferecem possibilidade de uso do mouse de formas alternativas, através de movimentos da cabeça, por exemplo.

  • Camera Mouse (Windows): Possibilita o controle do mouse na tela com o movimento da cabeça e dos olhos. Simples de configurar e utilizar.
  • eViacam (Windows, Linux, Android): Através de uma webcam, permite controlar o cursor por movimentos da cabeça, substituindo o mouse.
  • HeadDev (Windows): Através de identificação facial, é possível controlar o mouse e executar suas funções com o movimento da cabeça. Também é possível configurar as propriedades do mouse.
  • Headmouse (Windows): Além do movimento do mouse controlado pela cabeça, permite a utilização dos olhos e boca para executar funções do mouse. Muitas opções de configuração e preferências.

Alternativas para teclado

Oferecem possibilidade de uso do teclado de formas alternativas, como é o caso dos teclados virtuais.

  • Teclado virtual do Windows: Exibe um teclado visual com todas as teclas padrão. É possível usar o mouse ou outro dispositivo apontador para selecionar as teclas, ou usar uma única tecla física ou um grupo de teclas para percorrer as teclas na tela. O teclado virtual pode ser acessado pelo seguinte caminho: Iniciar > Configurações  > Facilidade de Acesso > Teclado e então ative a alternância em Usar o Teclado Virtual.
  • Teclado de Acessibilidade do Mac: É um teclado virtual que oferece recursos de digitação (por exemplo, sugestões de digitação) e navegação avançados e personalizáveis. O teclado de acessibilidade pode ser acessado pelo seguinte caminho:  menu Apple > Preferências do Sistema, clique em Acessibilidade, clique em Teclado, clique em “Teclado de Acessibilidade” e selecione “Ativar Teclado de Acessibilidade”.
  • MouseKey (Windows): Teclado virtual com teclas adicionais de padrões silábicos e acentuação nas letras, minimizando o esforço para escrever.

Conversor de fala para texto

Ferramentas que funcionam como um ditado, de modo que é possível inserir texto utilizando a fala, no lugar da digitação convencional.

  • Ditado do Documentos Google: usando o navegador Chrome, abra o Documentos Google e clique em Ferramentas > Digitação por Voz.
  • Ditado do Microsoft Word: ativar o botão Ditar na barra superior à direita.
  • Ditado do MacOs: Para acessar a ferramenta, selecione o menu Apple > Preferências do Sistema e clique em Teclado > Ditado.
  • Ararajuba: Ferramenta online desenvolvida pelo CTA que permite ditar um texto e a ferramenta transforma o que foi falado em texto que vai aparecendo tela.
  • Speechnotes (online): Bloco de notas com conversor de fala em texto. Funciona inteiramente online no Google Chrome. Também disponível como aplicativo para Android.
  • Dictanote (extensão para Chrome): Editor de texto com conversor de fala. Permite a personalização de comandos de voz e a transcrição de arquivos de áudio.

Conversor de texto para áudio

Ferramentas que transformam texto em áudio sintetizado.

  • Ararajuba: Ferramenta online desenvolvida pelo CTA que permite digitar ou colar um texto para a ferramenta fazer a leitura em voz alta.
  • Text To Speech Reader (online): Leitor de textos que conta com personalização na velocidade da fala e upload de arquivos de texto, PDF e ePUB.
  • SpeakIt (extensão para Chrome): Detecta automaticamente o idioma do texto selecionado, para leitura do mesmo basta clicar com o botão direito e selecionar “Speak it”.
  • Read Aloud (extensão para Firefox): Usa a tecnologia text-to-speech para converter o texto da página da web em áudio. Tem suporte para a Língua Portuguesa, permite configurar o tom da voz e a velocidade de leitura, funciona em diversos tipos de sites e tem suporte para PDF e ePUB.

Tradutores de Língua Portuguesa para Libras

Ferramentas que traduzem texto do Português para Língua Brasileira de Sinais.

  • VLibras (Windows, Linux, Android, iOS, extensão para Chrome, Firefox e Safari): É uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets.
  • HandTalk (Android, iOS): Traduz texto e áudio de português para Libras. O aplicativo está disponível gratuitamente no Google Play e App Store.
  • Rybená (Android, iOS): Ferramenta para traduzir textos do português para Libras e Voz.

Facilitar a leitura na web

Ferramentas que removem distrações das páginas e/ou modificam a apresentação visual e cores para melhorar a experiência de leitura na web.

  • EasyReader (extensão para Chrome): Cria um pop-up limpo e sem distrações com o texto selecionado pelo usuário.
  • BeeLine Reader (extensão para Chrome): Quando ativada, aplica um gradiente de cores na página.
  • Just Read (extensão para Chrome): Apresenta o conteúdo da página de forma limpa e sem distrações, permite que o usuário personalize como desejar.
  • Text Mode (extensão para Chrome): Mostra apenas o conteúdo textual da página, eliminando imagens, animações e vídeos.
  • MagicScroll Web Reader (extensão para Chrome): apresenta o texto de páginas da web em formato de eBook, facilitando a leitura de conteúdos extensos.
  • Line Height Adjuster (extensão para Chrome): Permite alterar o espaçamento entre as linhas.
  • Tranquility Reader (extensão para Firefox): Apresenta o conteúdo da página de forma limpa e clara, o usuário pode alterar a configuração de como será exibido mexendo nas configurações.
  • Reader (extensão para Firefox): Apresenta o texto da página em um fundo livre de distrações, permite que o usuário personalize como achar necessário.
  • WebHelpDyslexia (extensão para Chrome): Permite a personalização da página conforme a necessidade do usuário.

Atalhos de acessibilidade dos sistemas operacionais

É possível acessar as opções de acessibilidade, como lupa, alto contraste e leitor de tela, do Windows e do Mac através de atalhos de teclado:

Ferramenta para gerar modelos 3D de placas Braille

A ferramenta Text2Braille3d permite gerar modelos 3D de placa de sinalização em Braille, que posteriormente serão impressos em uma impressora 3D. Para a geração da placa será necessário fornecer o texto que se deseja converter para Braille e configurar os parâmetros para geração do modelo 3D. Acesse aqui o tutorial para impressão 3D de placas de sinalização em Braille utilizando esta ferramenta.

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.