1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação Fiscal
  4. Conheça os finalistas do 4º Prêmio Municipal de Educação Fiscal
Conheça os finalistas do 4º Prêmio Municipal de Educação Fiscal Autor: CCOM/PMS

Conheça os finalistas do 4º Prêmio Municipal de Educação Fiscal

Tracy Costa
Publicado em - Atualizado
Cemei's, Umei's, Escolas Municipais e Estaduais tiveram projetos aprovados.

Foi divulgada nesta sexta-feira (28) a lista de finalistas do 4º Prêmio de Educação Fiscal do Município de Santarém. Treze unidades educacionais, entre Cemei, Umei, Escolas Municipais e Estaduais, tiveram os projetos selecionados por desenvolverem as melhores práticas cidadãs em 2025. Os quatro projetos vencedores serão conhecidos no dia 12 de dezembro, no auditório da Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy.

Os selecionados, nas categorias Escola: Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio, foram escolhidos após análise da Comissão Julgadora, com supervisão do Gmef/SAN (Grupo Municipal de Educação Fiscal de Santarém). Os projetos inscritos foram avaliados por servidores públicos federais ativos e aposentados, estaduais e municipais, além de contadores - colaboradores voluntários do Gmef/SAN.

"A realização do 4º Prêmio Municipal de Educação Fiscal é motivada pelo empenho e dedicação dos gestores escolares que realizam projetos de educação fiscal em seus ambientes escolares. É uma forma de reconhecer e celebrar as boas práticas voltadas à formação cidadã consciente de seus direitos e deveres, quanto à importância dos tributos na vida das pessoas.", afirmou Josilene Pinto, Secretária Municipal de Finanças.

O 4º Prêmio Municipal de Educação Fiscal é realizado através do Programa Municipal de Educação Fiscal, por meio das Secretarias de Finanças (Sefin), de Educação (Semed), da Receita Federal, Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) e 5ª DRE/SEDUC - Diretoria Regional de Ensino/Secretaria de Estado de Educação do Pará. Os principais objetivos do prêmio são: promover e institucionalizar a educação fiscal para o efetivo exercício da cidadania, visando o aprimoramento da relação participativa e consciente entre o estado e a sociedade; valorizar, promover e premiar ações que envolvam matérias específicas do conteúdo do Programa Nacional de Educação Fiscal, oportunizando a discussão sobre a importância das temáticas desenvolvidas, além de incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos por meio de mecanismos de controle social, como forma de efetivo exercício da cidadania. 

O secretário municipal de Educação, Nilton Araujo, destaca a importância de multiplicar as iniciativas sobre educação fiscal, fazendo com que as crianças aprendam cada vez mais cedo do que se trata.

"A realização dos projetos dentro dos CEMEI's e UMEI's é o exemplo mais claro de que é possível ensinar até para as crianças pequenas o que é a educação fiscal. Observamos que dentro das unidades municipais tanto na zona urbana, quanto na região de planalto e rios, as iniciativas são fortes e as crianças gostam de saber qual é o destino dos impostos e no que são investidos. Os projetos selecionados estão de parabéns pelo trabalho que têm desenvolvido com os alunos", destacouu.

Confira os projetos finalistas:
CEMEI Antônia Corrêa e Sousa
Projeto: Educação Fiscal e a conservação do patrimônio público na Educação Infantil

CEMEI Raimundo Barbosa Pacheco
Projeto: Pequenos diamantes em ação: construindo a cidadania para um mundo melhor

UMEI Vitória Régia
Projeto: Pequenos olhares na preservação e conservação do ambiente escolar e local do bairro Vitória Régia

Escola Municipal São Félix
Projeto: Educação fiscal e Cidadania ambiental: queimadas e seus impactos socioambientais e o papel da Usina Hidrelétrica de Curuá-una

Escola Estadual Profª Onésima Pereira de Barros
Projeto: Escola limpa, cidadania ativa: a responsabilidade de todos na conservação do espaço escolar

Escola Municipal Wapurum-Tip
Projeto: Educação Fiscal e a conservação do patrimônio público na Escola Indígena Wapurum-Tip - Aldeia Açaizal - território Munduruku do planalto santareno

Escola Municipal Dr. Alberico Mendes de Nóvoa
Projeto: O retorno social dos tributos na vacinação de combate à gripe: dever do Estado e direito do cidadão

Escola Municipal César Simões Ramalheiro
Projeto: Valorize o que é nosso: Educação Fiscal e a conservação do patrimônio público na Escola César Ramalheiro

Escola Municipal Frei Fabiano Merz
Projeto: Semeando princípios de cidadania fiscal e ambiental no jardim da Escola Frei Fabiano

Escola Municipal Profª Rosilda Wanghon
Projeto: Educação Fiscal e Arte: um dueto atuando no palco da cidadania

Escola Municipal Rotary
Projeto: Desvendando a proposta da Reforma Tributária na Escola Rotary: educomunicação a serviço da cidadania em Santarém/PA

Escola Municipal São Jorge
Projeto: Ecofisco: Sintonizando Consciência Fiscal, Cidadania e Cultura na Escola São Jorge

Escola Municipal Tiago Xisto de Aragão
Projeto: O retorno social dos tributos através do Programa de Transferência de Renda - Bolsa Família - para a permanência do aluno na Escola Tiago Xisto de Aragão, Distrito de Curuai, na região de rios em Santarém/PA

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.