3. Educação Fiscal
  4. GMEF divulga projetos finalistas do 3º Prêmio Municipal de Educação Fiscal
GMEF divulga projetos finalistas do 3º Prêmio Municipal de Educação Fiscal Autor: Arquivo - Agência Santarém

GMEF divulga projetos finalistas do 3º Prêmio Municipal de Educação Fiscal

Dannie Oliveira
Ao todo, 32 iniciativas concorriam a edição 2023 da premiação.

O Grupo Municipal de Educação Fiscal – GMEF/San divulgou nesta terça-feira (28) a relação com os projetos finalistas do 3º Prêmio Municipal de Educação Fiscal. A premiação incentiva a promoção de ações e iniciativas voltadas ao debate sobre a função social dos tributos, a correta aplicação dos recursos públicos, a qualidade dos gastos e o retorno para a sociedade.

Essa edição teve um número significativo de escolas e instituições inscritas, totalizando 32 iniciativas das regiões urbana, planalto e rios. Os projetos inscritos foram avaliados por servidores federais, auditores fiscais estaduais, técnico da Receita Municipal e contadores, colaboradores do Gmef/SAN.

Na categoria Escola, quatro projetos, serão premiados, sendo 1 da educação infantil e 3 da educação fundamental. Já na categoria Instituição, apenas um projeto será premiado.  A premiação contempla um notebook para o 1º lugar da educação infantil.  Para educação fundamental, a premiação será uma Tv Smart para o 1º lugar e para o 2º e 3º lugares, cada vencedor ganhará um notebook. A instituição vencedora receberá um notebook também.

Confira os finalistas que participarão da solenidade de premiação que será realizada no de 12 de dezembro, às 19h00 na Escola de Artes Prof. Emir Bemerguy.

CATEGORIA ESCOLA

Projeto: A garantia da cidadania na primeira infância no Cemei Antonia Corrêa e Sousa - Cemei Antonia Corrêa e Sousa. Coordenadora: Profa. Charlenira Fernandes

Projeto: Pequenos diamantes em ação: construindo saberes sociais e culturais para a geração do amanhã através da Educação Fiscal de Santarém/PA. Cemei Raimundo Barbosa Pacheco. Coordenadora: Profa. Daniele Duarte

Projeto: Educação Fiscal: incentivar valores éticos, morais, sociais, culturais e de cidadania, para a comunidade do bairro Salvação, visando uma sociedade mais consciente. Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Eunice Ferreira. Coordenadora: Profa. Amélia

Projeto: Educação Fiscal: pequenos aprendizes, grandes cidadãos. Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Rosilda Wanghon. Coordenador: Prof. Marivaldo Sousa

Projeto: A Educação Fiscal e Multiculturalismo: uma reflexão sobre a garantia dos direitos e deveres dos alunos da Escola Aldo Ferreira Campos. Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Aldo Ferreira Campos. Coordenadora: Profa. Elineusa Corrêa

Projeto: No banzeiro da cidadania, práticas educativas do Programa de Educação Fiscal chegam à Comunidade de Anã, levando os direitos e deveres aos alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima. Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima. Coordenadora: Profa. Renata Godinho

Projeto: Músicas e rimas que embalam meu Quilombo, fortalecendo a cidadania e a cultura quilombola. Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental São Pedro. Coordenadora: Profa. Herivete Silva

Projeto: Exercendo o controle social do Programa PNAE na Escola Rotary. Escola Municipal de Ensino Fundamental Rotary. Coordenadores: Profa. Sandra Mônica Sousa e Prof. Jaime Costa

Projeto: Zelar pelo patrimônio público escolar é dever de todos. Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Luzia. Coordenador: Prof. Elves Costa

Projeto: Santarém clama por embalagens acessíveis em respeito ao cidadão cego. Unidade Educacional Especializada Dr. José Tadeu Duarte Bastos. Coordenadora: Profa. Aldete Souza.

CATEGORIA INSTITUIÇÃO

Projeto: Universidade e Sociedade: um estudo sobre Educação Fiscal à luz das boas práticas de governança pública. Centro Universitário da Amazônia – Unama. Coordenadora: Profa. Márcia Ximenes

Projeto: Educação Fiscal no contexto cooperativista. Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém – Coopafs. Coordenadora: Profa. Lucilene Sousa.

Educação Fiscal em Santarém

Criado em 2006, o Programa de Educação Fiscal no Município de Santarém vem beneficiando ao longo dos anos, milhares de pessoas entre estudantes, professores, servidores públicos e a sociedade civil como um todo, que são contemplados com as ações educativas, culturais e de mobilização social.

A Prefeitura de Santarém através da Secretarias Municipais de Finanças (SEFIN) e de Educação (SEMED), integram o Grupo Municipal de Educação Fiscal juntamente com a Receita Federal, Secretaria de Fazenda e 5º Unidade Regional de Ensino.