3. Educação Fiscal
  4. Universitários visitam Sefin para aprimorar conhecimentos em Educação Fiscal e Cidadania
Universitários visitam Sefin para aprimorar conhecimentos em Educação Fiscal e Cidadania Autor: Divulgação Sefin

Dannie Oliveira
Iniciativa integra atividades do curso de Tributação e Cidadania Fiscal.

Estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração dos 6º e 8º semestres do Centro Universitário da Amazônia (UNAMA) tiveram uma oportunidade única para expandir seus horizontes acadêmicos e práticos. Uma visita à Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), as atividades de encerramento do curso de Tributação e Cidadania Fiscal, promovido pela instituição de ensino superior em parceria com o Grupo Municipal de Educação Fiscal (GMEF/San).

O objetivo principal da iniciativa foi proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda sobre o funcionamento da gestão fiscal municipal, além de conscientizá-los sobre a importância da mesma para o desenvolvimento da sociedade.  A programação da visita incluiu uma série de atividades que permitiram aos estudantes conhecer de perto as diferentes áreas da Sefin.

Os alunos conheceram a Central de Atendimento ao Contribuinte, onde tiveram a oportunidade de observar o trabalho de atendimento direto aos cidadãos e esclarecimento de dúvidas fiscais. Além disso, também estiveram na Sala do Empreendedor, que desempenha um papel fundamental no apoio a micro e pequenos empresários, bem como o Núcleo de Cadastro Imobiliário, que é responsável por manter informações precisas sobre os imóveis do município.

Um dos momentos mais enriquecedores da visita foi a interação com a Divisão de Fiscalização, onde os visitantes puderam se familiarizar com as atividades dos auditores fiscais e técnicos da Receita Municipal. Além disso, a visita incluiu uma passagem pela Procuradoria Fiscal do Município, onde os estudantes receberam orientações sobre o funcionamento e as responsabilidades dessa área.

O conhecimento adquirido, durante a visita à Secretaria Municipal de Finanças, complementa o conteúdo teórico ministrado durante o Curso de Tributação e Cidadania Fiscal que teve início no dia 11 de agosto com a palestra da Vice-presidente da Febrafite, Aparecida Menoli (Papá) com temática voltada a Educação Fiscal no Brasil. A experiência na Sefin proporcionou aos futuros profissionais de Ciências Contábeis e Administração uma visão mais ampla sobre o papel que desempenharão na sociedade, destacando a relevância do cumprimento das obrigações fiscais para o desenvolvimento do município, conforme destacou o coordenador da Receita Municipal, Valdir Matias Júnior.

"Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todos os setores que trabalham a administração tributária municipal desde a simples emissão de taxas, cadastro imobiliário até o julgamento de processos administrativos fiscais. Conheceram o Conselho dos Contribuintes e a Procuradoria Fiscal do Município. Os estudantes ficaram muito satisfeitos com as informações repassadas. A compreensão das operações fiscais e a conscientização sobre a cidadania fiscal são pilares fundamentais na formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico da nossa cidade", finalizou.