3. Educação Fiscal
  4. Escola quilombola de Bom Jardim é finalista no Prêmio Nacional de Educação Fiscal
Escola quilombola de Bom Jardim é finalista no Prêmio Nacional de Educação Fiscal Autor: Agência Santarém

Dannie Oliveira
Projeto da Escola São Pedro vai representar a região Norte na premiação

O Projeto “Músicas e rimas que embalam meu quilombo, fortalecendo a cidadania e a cultura quilombola” da Escola São Pedro, da comunidade quilombola de Bom Jardim, na região da Santarém Curuá-Una é um dos finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. A iniciativa está entre as quatro classificadas na Categoria Escola e vai representar o Estado do Pará e a região Norte na premiação. O Programa de Educação Fiscal no Município de Santarém existe desde 2006 e ao longo dos anos vem beneficiando milhares de pessoas entre estudantes, professores, servidores públicos e a sociedade civil como um todo, a partir do desenvolvimento de ações educativas, culturais e de mobilização social. O intento é coordenado pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), sendo composto, ainda, por representantes da Receita Federal do Brasil, Secretaria Estadual da Fazenda – Sefa, Secretaria Estadual de Educação–Seduc/5ª URE, Secretaria Municipal de Educação-Semed e demais secretarias municipais.

A cidade de Santarém é referência pelas ações executadas no âmbito da Educação Fiscal, tendo projetos premiados com primeiros e terceiros lugares nas edições anteriores do prêmio. Esse ano, 20 projetos locais foram inscritos, sendo que seis deles, cinco na categoria escola e 1 na categoria instituição, venceram a etapa estadual.

Considerado um dos mais importantes Prêmios de educação no país, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal é muito mais que uma competição de projetos. Por meio do poder transformador da Educação, ela visa difundir a consciência de cidadania, a formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres em relação à sociedade. A edição 2023 recebeu um total de 253 inscrições, abrangendo projetos provenientes de escolas públicas, instituições, matérias de destaque na grande imprensa e projetos inovadores de tecnologia.

“Santarém continua se mantendo em destaque no cenário nacional na temática da educação fiscal, e nós, do Grupo Municipal de Educação Fiscal, estamos muito felizes pela escola do Quilombo Bom Jardim estar na grande final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. A escola fica localizada na região rural de nosso município, e isso demonstra o quanto o trabalho de disseminação das boas práticas em educação fiscal tem avançado nas escolas da nossa cidade. Parabéns para a escola São Pedro. Somos gratos também a todas as escolas que tem efetivado ações contribuindo para esse exercício de cidadania”, destacou a secretária de Finanças e coordenadora do GMEF/San, Josilene Pinto.

O Projeto “Músicas e rimas que embalam meu quilombo, fortalecendo a cidadania e a cultura quilombola” tem a frente a professora Maria Herivete Pereira da Silva. A ação é desenvolvida junto aos alunos do 6º ao 9º ano, que a partir de atividades dinâmicas e lúdicas aprendem sobre a história do quilombo, ancestralidade, saúde, educação, identidade e a função social dos tributos, sendo o último tema trabalhado por meio dos conceitos da Educação Fiscal.

“As tradições são algo muito presente no quilombo do Bom Jardim e o projeto surgiu quando percebi que as crianças gostavam muito de contar histórias, das lendas. Fizemos um carimbo e com isso vieram outras produções e fomos adaptando para a educação fiscal. Os pais e alunos aceitaram muito bem a ideia e abraçaram, todos participam das atividades. Hoje nossas apresentações de dia das mães, dos pais, tudo leva o tema. Quando você dá essa oportunidade para a criança, ela se vê no projeto ela se identifica com o que está sendo trabalhado. O sentimento é de uma alegria imensa por fazer um trabalho como esse e vê que ele está sendo reconhecido” declarou a professora Maria Herivete Pereira da Silva.

O prefeito Nélio Aguiar comemorou a notícia e parabenizou a equipe empenhada na condução do projeto.

“Hoje é um dia de celebração e orgulho para nossa cidade e nossa comunidade quilombola de Bom Jardim. Entre tantas iniciativas brilhantes em todo o país, nosso projeto se destacou. Essa conquista é um reflexo do compromisso e da dedicação de nossa comunidade quilombola, de nossos educadores e de todos aqueles que acreditaram nesse projeto. Representaremos com orgulho o Estado do Pará e a região Norte nesta premiação. Este é um reconhecimento da importância da educação, da cultura quilombola e do trabalho conjunto em nossa cidade. Parabéns a todos os envolvidos!”, comemorou o prefeito Nélio Aguiar.

Atualmente, 183 educandários e 06 instituições trabalham a temática da Educação Fiscal em iniciativas desenvolvidas nas áreas urbana, planalto, rios e várzea. Os projetos santarenos inscritos em 2023 abordaram temáticas de: cultura, cidadania, sustentabilidade, controle social, geração de emprego e renda e musicalidade. Os vencedores do 11º Prêmio Nacional de Educação Fiscal serão anunciados no dia 30 de novembro, em solenidade que acontecerá no Auditório da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), em Brasília (DF). O evento contará com a presença de representantes dos projetos finalistas, parceiros, patrocinadores, integrantes da rede de educação fiscal e representantes de entidades governamentais e privadas.