1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação Fiscal
  4. Gmef debate Educação Fiscal e cidadania em simpósio do TCE
Gmef debate Educação Fiscal e cidadania em simpósio do TCE Autor: Agência Santarém

Gmef debate Educação Fiscal e cidadania em simpósio do TCE

Dannie Oliveira
Publicado em - Atualizado
Com foco na construção de uma sociedade mais justa, evento abordou temas como controle social, transparência e educação fiscal.

Em 16 anos de existência, o Programa Municipal de Educação Fiscal vem fomentando a temática nos currículos escolares da rede de ensino pública e privada. Para além da sala de aula, através de diversas ações, a iniciativa tem buscado sensibilizar a sociedade em um todo para a função socioeconômica dos tributos e aplicação efetiva dos recursos públicos. A trajetória e as atividades promovidas em Santarém, foram apresentadas pela Coordenadora do Grupo Municipal de Educação Fiscal – GMEF/San e secretária de Finanças, Josilene Pinto, durante o V Simpósio Cidadania e Controle Social, evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) no auditório do Ministério Público do Pará (MPPA) neste dia 09 de agosto.

O simpósio destinado a servidores públicos, integrantes do terceiro Setor, estudantes, observatórios sociais, conselheiros municipais e interessados mobilizou representantes de municípios do Oeste do Pará. A capacitação visou mostrar aos participantes a importância da responsabilidade individual e coletiva na fiscalização e monitoramento dos processos de contratação pública, bem como discutir os mecanismos de participação da sociedade civil no controle e acompanhamento das licitações.

A mesa de autoridades foi composta por: Luis Cunha, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e Coordenador da Escola de Contas Alberto Veloso; Cipriano Sabino, Conselheiro do TCE; Sílvio Neto, presidente da Câmara Municipal de Santarém; Paniza Sasha, vice-presidente da OAB; José Maria Tapajós, Secretário Regional de Governo; Gabriel Veloso, Diretor do Fórum de Santarém; Túlio Novaes, Promotor de Justiça do MPPA e ainda pelo Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo auditor de controle externo do TCE-PA, Roberto Reis que abordou o tema "Controle Social e a Nova Lei de Licitações". Na sequência, a coordenadora do GMEF/San e secretaria de Finanças, Josilene Pinto explanou sobre a "Educação Fiscal: Caminhos para a cidadania". Em sua fala a titular da Sefin, apresentou a formação do grupo, os parceiros, os avanços e desafios para se fazer educação fiscal em um município tão extenso como Santarém. 

Josiene Pinto apresentou a formação do grupo, os parceiros, os avanços e desafios para se fazer educação fiscal em um município tão extenso como Santarém. 

 

O Simpósio contou ainda com as palestras "Controle Social como instrumento de Concretização do Valor da Cidadania" ministrada pelo Promotor de Justiça – MPPA, Túlio Novaes e Ética no cotidiano: Pequenas atitudes, grande consequências que teve como palestrante Andréa Cavalcante, Auditora de Controle Externo - TCEPA).

O prefeito Nélio Aguiar destacou o trabalho da gestão pelo zelo e compromisso com o recurso público, reconhecida nacionalmente.

Prefeito Nélio Aguiar destacou a gestão transparente, reconhecida em todo o Brasil.

 

"O trabalho da nossa gestão com os recursos públicos é focado no respeito à cidadania e na transparência. Como resultado, o município recebeu o selo Diamante no quesito transparência na administração pública, que avaliou o nível de transparência ativa dos portais dos Poderes e órgãos fiscalizados pelos Tribunais de Contas, incluídos os sites mantidos pelas próprias instituições de controle externo. A iniciativa foi promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ARTRICON) e outras importantes instituições", reiterou o gestor.

Educação Fiscal

Atualmente, 183 escolas municipais e estaduais e 6 instituições trabalham a Educação Fiscal em projetos e iniciativas. Santarém também é referência em âmbito nacional no que tange o debate sobre a temática. O município possui diversos trabalhos exitosos que já foram reconhecidos e premiados no país, sobretudo no Prêmio Nacional de Educação Fiscal. Paralelamente a cidade também promove sua própria premiação, que destaca práticas de sucesso.

183 escolas municipais e estaduais e 6 instituições trabalham a Educação Fiscal em projetos e iniciativas

 

"A educação fiscal desempenha um papel fundamental na vida das pessoas. Não se trata apenas de aprender sobre impostos, tributos e finanças públicas, mas também de compreender como o dinheiro arrecadado é utilizado para sustentar serviços essenciais, como educação, saúde, assistência social, infraestrutura e segurança. Aqui temos o ponto principal para que nossas ações e atitudes, voltadas a disseminação da temática da educação fiscal em Santarém, sejam exitosas e reflitam na formação de cidadãos conscientes e responsáveis”, destacou a coordenadora do GMEF/San, Josilene Pinto.

Josilene Pinto: "A educação fiscal desempenha um papel fundamental na vida das pessoas".

 

A professora Maria Roberta foi uma das participantes do Simpósio. Para ela que trabalha no setor educacional do município de Mojuí dos Campos, o papel do educador vai além de transmitir conhecimentos acadêmicos, envolve também preparar jovens e crianças para se tornarem cidadãos conscientes, responsáveis e participativos na sociedade.

"Quando introduzimos esse tema em sala de aula, estamos capacitando os alunos para entenderem o funcionamento do estado. A educação fiscal promove valores importantes como a transparência, a responsabilidade e a cidadania ativa. Como professores estamos moldando não apenas estudantes, mas futuros cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e transparente", comentou a educadora.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.