3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: Semtras inova com exposição de produtos e serviços da Assistência Social
Santarém 362 anos: Semtras inova com exposição de produtos e serviços da Assistência Social Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
A segunda edição já começa a ser planejada.

As comemorações dos 362 anos de Santarém continuam. Para marcar a programação, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou a primeira edição da feira com serviços ofertados e materiais produzidos por usuários da política de Assistência Social.

Realizado na noite de quarta-feira, 28, na Praça de Eventos, o 1º Semtras em Ação contou com estandes montados estandes para a realização da exposição, além de apresentações culturais e a participação da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) que abriu a noite com treinop funcional e aula de ritmos com os professores Marcelo Tolentino e Mônica Adriana. O grupo de idosos do Centro de Convivência (CCI) levou a animação da Farinhada; houve, também, a apresentação do canto coral das crianças e adolescentes das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Aepeti/ projeto Transformar Vidas, sob a regência do professor Marcelo Pimentel; apresentação cultural de duas adolescentes usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Santarenzinho que interpretaram a música Trem Bala.

O evento contou com orientações e informações dos serviços socioassistenciais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Ribeirinho, Urumari, São José Operário, Alter do Chão, Santana, Santarenzinho, Maracanã, Nova República, Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Aepeti,  Centro de referência Especializado de Assistência Social (Creas), Núcleo de Trabalho Emprego e Renda (NTER), Centro de Atendimento Social (CAS/CAEC), Núcleo de Pessoa com Deficiência, Centro Pop Dom Lino Vombommel e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A população aprovou. "É bem interessante porque a gente observa o engajamento das senhoras e senhores e dizer que a juventude está no espírito de cada uma, vê-los dançando, ver as artes deles, ver que eles têm muita energia para gastar por muito tempo ainda. Eu acompanho a minha mãe que faz parte do CRAS Ribeirinho, então é muito interessante hoje estar, também, conhecendo os outros CRAS", disse Elba Odoni.

O prefeito Nélio Aguiar reforçou que este evento abrilhantou ainda mais a programação de aniversário.

"Sempre reforço que nossa missão é cuidar da cidade, mas, principalmente das pessoas. Temos que ter esse olhar, principalmente, para nossos irmãos que mais necessitam da presença do município. Todos estão de parabéns pela organização, servidores e quem utiliza diariamente os equipamentos disponibilizados".

Roberta Branco, coordenadora do setor de Capacitação e Valorização da Semtras, afirmou que este evento foi a concretização de uma proposta inicial da secretária Celsa Brito.

"O Semtras em Ação tornou-se um sucesso na sua primeira edição. É um momento importante de socialização dos equipamentos com a comunidade por meio de apresentações dos serviços e programas desenvolvidos em nosso município. Este evento foi criado por várias mãos parceiras que estiveram conosco desde o planejamento e não poderíamos deixar de agradecer a esses parceiros, ao reitor Elzo Vieira, do Centro Universitário da Amazônia - Unama, ao secretário Tadeu Cunha, da Semjel, aos secretários Luiz Alberto Pixica, da Semc, João Paiva, da Semma, à secretária Maria José, da SEMED e a Jean Murilo, da Semurb, que tornaram possível esse evento em nossa cidade".

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, afirmou que o Semtras em Ação superou todas as expectativas.

"Superou nossas expectativas, foi tudo muito lindo e contagiante, a energia dos nossos usuários fazendo as apresentações, a exposição dos trabalhos desenvolvidos dentro dos nossos serviços, cada detalhe, o que mostra que eles quando participam das atividades ofertadas, existe uma dedicação, tivemos até vendas de produtos, como de alguns CRAS e, também, os produtos dos nossos acolhidos refugiados Venezuelanos indígenas Waraos da CAAF".