1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: sistema de gestão educa+ é lançado pela Prefeitura
Santarém 362 anos: sistema de gestão educa+ é lançado pela Prefeitura Autor: Agência Santarém

Santarém 362 anos: sistema de gestão educa+ é lançado pela Prefeitura

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Município é pioneiro na aquisição do sistema que vai informatizar toda a rede de educação.

­Com a necessidade de gerenciar de forma mais eficaz a frequência dos servidores da Secretaria Municipal de Educação que atuam nas unidades escolares, garantir a segurança das informações e buscando maior eficiência na administração pública municipal, através da tecnologia a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 21, a inauguração do novo sistema de gestão da Semed. Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) que irá contemplar todas as 407 unidades educacionais e os mais de 62 mil alunos da rede municipal de ensino.

 

O sistema de gestão escolar batizado de educa + contempla 22 módulos com integração completa. Foi adquirido junto à empresa Ponto ID através de licitação com investimento de R$ 3.680.980,00 tornando-se mais um patrimônio do município.

 

Sistema educa+: benefício para mais de 400 unidades educacionais da rede municipal.

 

 

Dentre outros, o novo sistema trará vários benefícios, como:

 

  • Informatizar toda a rede de educação e gerar maior visibilidade com o aumento do Ideb. 
  • Aumentar a segurança das escolas.
  • Reduzir os índices de atraso e de evasão escolar.
  • Bloquear a duplicidade de matrículas.
  • Permitir o controle eficiente do transporte escolar gerando economia.
  • Reduzir o desperdício e gerar uma economia de até 10% nos custos com a alimentação escolar.
  • Proporcionar a entrega de kits escolares e uniformes de forma mais assertiva.
  • Possibilitar a integração da frequência dos alunos ao Bolsa Família.
  • Permitir a intervenção imediata nas escolas que apresentam baixos índices de frequência. 
  • Possibilitar a integração das informações sobre a assiduidade dos alunos com o Conselho Tutelar e outros órgãos. 

 

Para Ociléia de Lima Moreira, gestora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Félix, na comunidade Guaraná, km 58 da PA 370, o novo sistema vai otimizar o tempo e a logística.

 

"Para as escolas do planalto vai ser muito importante porque esse sistema vai ajudar no processo de organização da escola, de gerir o processo de acompanhamento contínuo, a gente vai ter condições de organizar melhor a documentação do aluno, levar à secretaria de forma mais rápida as informações solicitadas por conta da logística que vai melhorar muito para as escolas do planalto”, disse.

 

O gestor da escola Nossa Senhora de Nazaré, na Cachoeira do Aruã (Rio Arapiuns),  Raimundo Jorge, ressaltou mais qualidade e transparência por meio do novo sistema.

 

"Esse sistema vai nos beneficiar e muito pela questão geográfica. Tendo acesso a esse processo, ao sistema, vai fazer com que tenhamos um trabalho de melhor êxito e vai nos dar o suporte necessário para, junto à Semed, levarmos às informações que, muitas vezes demora para chegar e, com isso, teremos um trabalho mais produtivo, com qualidade e transparência".

 

 

João Magalhães, gestor da escola Brigadeiro Eduardo Gomes, na área urbana, citou a maior comunicação com os pais a partir do sistema.

 

“Primeiro a questão da comunicação, a gente tem certeza que, começando na escola, tendo esse controle da frequência dos alunos você tem uma comunicação muito maior com os pais, que vão poder estar dentro da escola com a gente mesmo sem estar fisicamente, também a questão da economia que vamos ter de ir pra Semed porque não é só a questão do material, cada vez que você vai à Semed tem o transporte, ida e volta, tem escolas que estão perto da Semed, mas tem outras que estão muito longe então a gente vai ter um benefício muito grande além do fato de poder acessar qualquer informação que a secretaria tiver para ser tratada nas nossas escolas”, frisou Magalhães.

 

"Essas aquisições só engrandecem a nossa rede, a nossa educação, nós esperamos realmente inaugurar um novo tempo, já temos 34 mil alunos cadastrados no sistema, é mais da metade, porém ainda precisamos avançar pois são os dados dos nossos alunos que são determinantes para todas as atribuições da Semed. Esse novo sistema vai nos possibilitar um melhor gerenciamento das rotinas cotidianas da Semed como transporte e alimentação escolar, acompanhamento de estatísticas para Censo Escolar e Auxílio Brasil, desenvolvimento acadêmico dos alunos, controle de evasão escolar, a matrícula escolar, também acredito que vai trazer maior proximidade com as famílias, melhor integração entre pais, alunos, gestores, e professores", avalia a titular da pasta da educação, Maria José Maia da Silva.

 

Maria José Maia: "Melhor gerenciamento das rotinas da Semed".

 

 

O prefeito Nélio Aguiar destacou o desafio, ao assumir o governo, de modernizar o sistema de gestão.

 

“Colocamos em nosso plano de governo avançar nessa área e esse ano de 2023 estamos colhendo frutos daquilo que planejamos no passado. É impossível fazer gestão sem ter informações, sem ter indicadores, como é que você vai tomar decisão, montar estratégias se você não tem conhecimento da sua realidade, daquilo que está acontecendo, como é que eu vou saber se está tendo evasão escolar se não tenho as informações corretas e completas, a gestão é dinâmica, você tem que ter esse monitoramento, esse acompanhamento pra que, na medida que houver alguma distorção, algum erro, você tenha a possibilidade de tomar logo a providência necessária. É por isso que nós estamos investindo mais de 3 milhões e meio de reais com a aquisição desse sistema, que agora é nosso, é patrimônio do município e que vai além de modernizar, trazer mais conforto e mais segurança nas informações, esse sistema está vindo para sermos ainda mais eficientes, é um instrumento que vai dar nos dar um suporte, um salto muito grande na gestão da educação no nosso município”, destacou o gestor.

 

Nélio Aguiar: "Sistema é um investimento de mais de R$ 3 milhões que agora é patrimônio do município".

 

 

O prefeito Nélio ainda comemorou os 60 dias de programação alusiva ao aniversário de Santarém completados hoje, dia 21. Só na área da educação 20 obras já foram entregues desde 21 de maio de um total de 34 programadas. Nesse ano, na educação, 35 obras, entre escolas, ginásios e creches já foram inaugurados.

 

O sistema de gestão escolar da Semed contempla 22 módulos com integração completa. Confira sete deles:

 

FREQUÊNCIA DIGITAL ESCOLAR FACIAL

  • Trata-se de uma solução moderna, prática e dinâmica, em que os alunos não precisam mais responder a chamada feita pelos professores, pois assim que chegam à escola registram a presença por meio de um leitor de reconhecimento facial, economizando tempo e gerando redução no consumo de papel.
  • Quando o aluno faltar, a solução envia um SMS, push e e-mail para os pais ou responsáveis, o que garante maior tranquilidade às famílias.
  • A iniciativa visa melhorar o acompanhamento dos alunos que efetivamente frequentam as escolas e, assim, combater o problema da evasão escolar, além de assegurar mais segurança para os pais ou responsáveis.

GESTÃO DA SECRETARIA DA UNIDADE ESCOLAR

  • Abrange todos os serviços  de competência das secretarias das unidades de ensino, tais como: central de matrícula (matrícula, rematrícula, transferência, matrícula de alunos que integram programas específicos de acompanhamento escolar e reserva de vagas).
  • Geração de turmas; lançamento de notas e frequências dos alunos; registro  e emissão de boletins, históricos escolares, declarações, atestados e outros documentos; relatórios gerenciais e estatísticos; registro  de calendário escolar anual; bem como, o registro  e controle do núcleo de gestão escolar. 
  • Disponibiliza o envio ilimitado de SMS, push e e-mail para alunos, responsáveis, funcionários/servidores e professores.

MATRÍCULA ONLINE

  • Possibilita a realização de pré-matrícula permitindo o cadastro dos períodos iniciais e finais.
  • Possibilita atender preferencialmente crianças em situação de risco por meio da informação sobre a participação ou não em programas sociais ou pela classificação de renda familiar.
  • Envio de documentação antecipada para certificar que o candidato reside na cidade, execução de sorteios e reserva de vagas (fila de espera). Podendo ser feito de duas formas, cadastro realizado pelos responsáveis ou em atendimento centralizado nas escolas ou polos de atendimento.

GESTÃO PEDAGÓGICA

  • Proporciona o gerenciamento por ano, série e/ou ciclos de todas as informações pedagógicas da Educação Básica, de Jovens e Adultos, Profissional e Tecnológica, bem como da Educação Especial. 
  • Possibilita o cadastro de alunos e responsáveis, do professor, dos segmentos da Educação Básica e ano/série, bem como: o registro e a consulta das frequências por turma ou por aluno; a composição do parecer descritivo; o cadastro de apoio de formação; a vinculação de funcionários/servidores com curso/formação; o cadastro e a consulta ao desempenho escolar dos alunos; composta pelo conselho escolar, APM e núcleo de gestão escolar.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

  • Com a informação em tempo real de quantos alunos estão presentes, os responsáveis pela cozinha da escola conseguem fazer o controle eficiente da quantidade ideal de merenda a ser preparada, evitando desperdícios.
  • Viabiliza o controle de estoque dos mantimentos e a quantidade de merendas a serem produzidas ou entregues por empresas terceirizadas.
  • Alimentação preparada na unidade de ensino ou em centrais.
  • Alimentação preparada e entregue por empresas terceirizadas.

TRANSPORTE ESCOLAR

  • Proporciona à gestão do transporte escolar de acordo com a modalidade utilizada:

- Veículos próprios: cadastro e consulta dos veículos, dos motoristas e suas CNHs, com o monitoramento da validade destas; controle de quilometragem, abastecimento e manutenção; lançamento de ocorrências (multas, acidentes, etc); registro de rotas com indicação dos pontos de embarque/desembarque e destinos por horários e da quilometragem das rotas;

- Transporte terceirizado: cadastro da empresa ou da pessoa física prestadora do serviço, dos veículos e dos motoristas; monitoramento da validade das CNHs dos motoristas; registro de rotas com indicação dos pontos de embarque/desembarque dos destinos por horário, bem como da quilometragem das rotas.

BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR

  • Informatiza toda a rede de educação e gera maior visibilidade com o aumento do IDEB.
  • Reduz os índices de atraso e de evasão escolar.
  • Os pais recebem mensagens em seus celulares quando os filhos não comparecem à escola.
  • Proporciona tranquilidade aos pais.
  • Possibilita a integração das informações sobre a assiduidade dos alunos com o Conselho Tutelar e outros órgãos.
  • Aumenta a segurança das escolas.
  • Possibilita a integração da frequência dos alunos ao Bolsa Família.
  • Permite a intervenção imediata nas escolas que apresentam baixos índices de frequência.

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.