3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: Prefeito vai ao Tapará-Miri entregar nova escola à comunidade
Santarém 362 anos: Prefeito vai ao Tapará-Miri entregar nova escola à comunidade Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
A escola Dom Pedro I atende a 53 alunos da educação infantil e ensino fundamental I e II.

A educação continua se fortalecendo a cada dia em todas as áreas do município. Na região de várzea não é diferente. Nesta segunda-feira, 17, o prefeito Nélio Aguiar e comitiva estiveram na comunidade Tapará-Miri, banhada pelo rio Amazonas, para entregar a nova escola, construída pela atual gestão.

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Dom Pedro I, fundada em julho de 1970, mas que somente em 1998 ganhou o primeiro prédio padrão MEC, acaba de ser inaugurada após ser totalmente construída em madeira com duas salas de aula, secretaria, refeitório, cozinha, despensa, casa do motor e banheiros masculinos, feminino e PNE (Pessoas com Necessidades Especiais). Um investimento de R$ 482.791,59 provenientes do Tesouro Municipal.

O educandário, que atende a 53 alunos da educação infantil ao ensino fundamental I e II, atualmente funciona como anexo da escola Coração de Maria, da comunidade Santa Maria.

O presidente da comunidade, Amarildo Rebelo Fernandes, ressaltou que o antigo prédio, já desativado, não oferecia mais condições de funcionalidade, tanto que, há dois anos, as aulas já vinham sendo ministradas no barracão da comunidade.

"Hoje é um dia maravilhoso para nós, estar recebendo essa obra do governo municipal, uma escola de qualidade, até mesmo porque já estávamos há dois anos lecionando no barracão porque a gente tinha medo de colocar os alunos lá, aí trouxemos a secretária aqui, ela e o prefeito atenderam nosso pedido e foi construído um novo prédio, hoje então pra nós é uma alegria estar recebendo um prédio novo na nossa comunidade”, disse.

Hoje, 17, inicia o ano letivo para as escolas da várzea. A gestora Raimunda Nonata afirmou que será um ano especial, com uma nova escola e novos equipamentos entregues pela Prefeitura.

“É muito gratificante para nós da comunidade receber mais uma obra do prefeito, estávamos esperando por isso há muito tempo, o prefeito prometeu e cumpriu com sua palavra, os alunos agradecem e para iniciar o ano letivo com uma escola de qualidade, com todas as mobílias, sem faltar nada, uma escola completa, é realmente uma grande satisfação para mim enquanto gestora e para comunidade de modo geral”, reforçou a gestora.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, apresentou uma breve estatística sobre as obras da educação entregues pela atual gestão. Conforme a titular da pasta, a região de várzea é composta por 38 escolas com o mesmo calendário escolar,  três na região do Arapixuna, outras três no Lago Grande, o restante, 32 escolas compõem a região de várzea.

"E olha só, gente, pasmem, das 32 escolas que fazem parte da região de várzea, o prefeito Nélio já construiu 21, das 11 que restam, três foram construídas por gestões anteriores e restam oito para zerar a demanda da região, ou seja, o nosso município completou 362 anos, e apenas na gestão do prefeito Nélio foram construídas 21 escolas na várzea, então a gente tem muito oque comemorar com todas essas comunidades”, acentuou Maia da Silva.

O prefeito Nélio Aguiar destacou reforçou que uma boa gestão é o que faz diferença, para que Santarém receba tantas obras. Nélio lembrou que o município é o primeiro do Pará no ranking de investimentos na educação.

"E esse posicionamento é importante para nós não por vaidade, é importante porque vai vir mais recursos pra Santarém. Na divisão da cota-parte do ICMS, um dos critérios é a educação, como nós fizemos bonito nós estamos sendo premiados com mais recursos ano que vem e desses recursos a mais 25% estão garantidos para a educação. E tem um detalhe importante a ressaltar pra vocês, pelo Fundeb [recursos] nós não podemos construir escolas de madeira, então, as 21 escolas que nós já construímos na várzea e as outras nós faremos são escolas feitas 100% com recursos do Tesouro Municipal, 100% com recurso próprio”, informou Nélio.

Acompanharam a comitiva, além do prefeito Nélio e da secretária de Educação, Maria José Maia, o deputado federal Henderson Pinto, os vereadores Janderilson Pereira, Alba Leal e Erasmo Maia, os secretários Josilene Pinto (Sefin), Emir Aguiar (Semg), Ronan Liberal Jr. (Semdec) e o chefe de Gabinete Paulo Jesus.

Ao final dos pronunciamentos, a Miss Pirarucu Manuelle Rebelo dos Santos, de 8 anos de idade, aluna do 4º ano da escola, brindou os presentes com um desfile especial representando a piscicultura da comunidade, riqueza da economia local.

Mais educação para Santarém

Dom Pedro I foi a 19ª obra inaugurada pela gestão na programação de aniversário de Santarém e a 34ª entrega esse ano, só na área da educação.

Os 362 anos da nossa Pérola do Tapajós estão sendo comemorados com muitas obras, ações e grandes conquistas para a população.