3. Santarém 362 anos
  4. Prefeitura oferta serviços gratuitos de cidadania, saúde e beleza aos moradores do bairro Vitória Régia
Prefeitura oferta serviços gratuitos de cidadania, saúde e beleza aos moradores do bairro Vitória Régia Autor: Agência Santarém

Cibele Pixinine
Semtras e outras secretarias e coordenadorias municipais participaram em peso da ação.

A 9ª edição do ano do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC) chegou ao bairro Vitória Régia. A ação foi realizada nesta sexta-feira, 21, na Escola Municipal Everaldo Martins, e beneficiou, em especial, a população do bairro e adjacências. Iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semg), o PPBC contou com a participação das secretarias e coordenadorias municipais, além da parceria de outros órgãos e entidades. Foram 4.236 mil atendimentos, dentre consultas psicossociais, consultas médicas e serviços de beleza.

"O PPBC garante que a prefeitura chegue aos bairros mais distantes e em cada cidadão santareno. São serviços de cidadania, saúde e beleza disponibilizados de graça para todos e de forma rápida e eficaz. Assim como nas outras edições, contamos com a presença das secretarias e coordenadorias municipais, como a Semtras, Semsa e Sefin, além de órgãos e entidades parceiros”, afirmou Walkiria Coelho, coordenadora do PPBC.

Toda a rede de assistência social do município, coordenada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), esteve presente na ação. 1.314 usuários foram beneficiados pelos seguintes serviços: informações, atualização e inclusão cadastral em programas sociais como o Bolsa Família, CadÚnico, NIS e BPC, dentre outros; atendimentos psicossociais; ações de estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; orientações sobre o Centro de Referência Especializado de Assistência Social; atendimento a mulheres em situação de violação de direitos pelo Centro Maria do Pará; orientações  sobre o Núcleo para Pessoas com Deficiência e sobre o Núcleo de Trabalho Emprego e Renda, além de informações sobre a Carteira do Idoso e do Autista.

“Esses serviços são muito importantes para a comunidade, mas, às vezes, as pessoas não podem ir até o CRAS ou o CREAS para receber as informações devidas e usufruir de seus direitos. Então, quando ocorrem ações descentralizadas, esse problema é minimizado. Os atendimentos ficam mais próximos do cidadão e a procura é sempre muito alta”, contou Jaciara Simões, coordenadora do CRAS Nova República.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou a importância da ação para o município.

"A cada edição do PPBC mais pessoas são beneficiadas pelos serviços gratuitos ofertados pela Prefeitura. Nós da Semtras buscamos sempre mobilizar toda a rede de assistência social para essas ações e, assim, conseguimos atender cada vez mais cidadãos”, disse a secretária.

Yasmin Costa, de 18 anos, usufruiu, de forma rápida e eficiente, do serviço de atualização do Bolsa Família.

"Fui muito bem atendida. Moro no bairro Bela Vista e pra mim foi muito mais fácil vir até aqui, do que ir no CRAS. Valeu a pena!".

Outro serviço relacionado a programas sociais que estava disponível foi a atualização do Cad Único. Viviane Franco foi no PPBC para resolver somente essa questão.

"Eu soube da ação através de um grupo no WhatsApp e vim aqui só para resolver isso. Fui bem atendida e estou saindo daqui satisfeita”, disse.

Já Judith Valente, de 69 anos, ainda não havia tirado o Passe Livre e a Carteira de Idoso.

"Eu ainda não tinha tirado o passe livre e a carteira de idoso e isso dificultava muito a minha rotina. Quando soube da ação, vim logo procurar orientação para esses serviços”, conta.

Além da área de cidadania, foram ofertados também outros serviços integrados e descentralizados como: testes rápidos de hepatite B e C, Sífilis e HIV; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; vacinas; consultas médicas; atendimento odontológico; distribuição de medicamentos da farmácia básica; emissão de passe livre, dentre outros.

Realizada na Escola Municipal Everaldo Martins, a iniciativa contou com o engajamento da comunidade escolar e do bairro. Luiza Nogueira, gestora da escola, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para o benefício dos moradores.

"É muito importante abrir as portas da escola e antender nossa comunidade que é tão necessitada. É o segundo ano que recebemos o PPBC na escola e sempre engajamos os professores, as serventes e, é claro, os alunos e seus pais para participar”, afirma.

O PPBC conta ainda com a parceria de outros órgãos como: a Defensoria Pública, a Polícia Civil,  o Instituto Profissionaliza, a Ótica Coliseu, o Cartório Fioretti, a UMES, o convênio Mais Vida Saúde, os Correios, dentre outros.