3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: Prefeitura entrega a 1ª escola da comunidade Bela Vista, na região do Corta Corda
Santarém 362 anos: Prefeitura entrega a 1ª escola da comunidade Bela Vista, na região do Corta Corda Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Fundada há 10 anos, comunidade do planalto ganha primeiro prédio escolar.

As comemorações alusivas ao aniversário de 362 anos de Santarém não param. Nesta terça-feira, 18, o prefeito Nélio Aguiar e comitiva estiveram na comunidade Bela Vista, na região do planalto Corta Corda, distante cerca de 65 km da zona urbana para entrega da Escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bela Vista.

Local em que as crianças estudavam.

Fundada em fevereiro de 2013 e até então funcionando em um pequeno barracão construído pela comunidade, a escola, que atende a 29 alunos do pré ao 5º ano ganhou novo prédio, com sala de aula, secretaria, cozinha, depósito de alimentação, depósito de limpeza, banheiros masculino, feminino e PNE, banheiro infantil e refeitório. Um investimento de R$ 504.262,01 do governo.

Primeiro prédio escolar da comunidade. Investimento de mais de R$ 500 mil por parte da PMS.

Ao lado da secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, do vereador Erasmo Maia e do chefe de Gabinete Paulo Jesus, o prefeito Nélio Aguiar foi recebido com uma grande festa pelos comunitários.

A gestora Elivane Nascimento da Silva Almeida disse ser uma honra participar desse momento histórico para a comunidade.

"Externo minha alegria em dizer a todos e em especial ao nosso prefeito que a obra que está sendo entregue hoje não é apenas uma obra de bela estrutura, mas uma obra com significado ainda mais importante, as pessoas que trabalham em prol desta escola trabalham com garra e determinação e as crianças que aqui estudam ou estudarão farão com que esta escola se torne um bem social em suas vidas, e o que aqui for ensinado e aprendido marcará a história de cada um. Obrigada a todos que, de alguma forma, contribuíram para a realização deste sonho”, frisou Elivane.

Vale ressaltar que Bela Vista funciona como anexo da escola polo Cícero Mendes, na comunidade Cícero Mendes.

A secretária de Educação, Maria José Maia, lembrou que até meados dos anos 97 e 98, os alunos da comunidade e região precisavam se deslocar até a comunidade Guaraná para cursar o ensino médio e até o fundamental maior, enfrentando grande distância.

"É uma alegria muito grande poder estar nessa comunidade hoje, eu lembro quando o senhor seu Abdias [fundador da comunidade, presente no evento] chegou pra cá com alguns sonhos, o sonho dos moradores à época era por energia, veio a energia, depois o sonho era por internet, hoje já tem internet, terceiro sonho era por um ramal, pela estrada, e vejam o que passa aqui em frente da escola, o asfalto, e um dos maiores sonhos era a construção da escola e aqui estamos agora, então é realmente um grande dia, pra ficar na história, um dia marcante na vida das nossas crianças”, ressaltou a titular da pasta Educação.

O vereador Erasmo Maia lembrou que as dificuldades no início do governo Nélio foram grandes, mas graças ao esforço e seriedade, o governo conseguiu "dobrar a chave”.

"E hoje, nós temos a possibilidade de comemorar ainda os 362 anos do nosso município com mais de 100 obras entregues até hoje, 18 de julho, um mês após o aniversário de nossa cidade, entregando obras e serviços todos os dias”, disse o parlamentar.

"O planalto teve um olhar na época do ex-prefeito Lira Maia, fez muita coisa, depois deu uma caída e ficou meio esquecido e quando a gente entrou no governo foi com essa visão, de governar para todos. Hoje estamos aqui no Corta Corda, distante, mas nosso governo tá presente. Aqui na sede Cícero Mendes já fizemos a reforma e ampliação da escola, já entregamos um ônibus para o transporte escolar, fizemos em parceria a UBS da comunidade, recentemente mandamos um médico pra cá, já implantamos iluminação em Led, e hoje estamos aqui entregando a primeira escola da comunidade com investimento de meio milhão de reais, isso é compromisso nosso com a educação”, afirmou o prefeito Nélio Aguiar.

O gestor ainda informou que a escola do Chapadão, também na região do Corta Corda, deve começar a sair do papel já na próxima licitação.

"Avisem lá que a escola de vocês, do Chapadão, já tá com projeto pronto, com orçamento pronto e já está autorizada para a próxima licitação, que eu espero que ocorra ainda em agosto e assim que sair a empresa vencedora a gente convida vocês para a assinar a Ordem de Serviço e iniciar a obra”, garantiu Nélio.

Mais educação para Santarém

A escola Bela Vista é a 20ª obra inaugurada pela gestão na programação de aniversário de Santarém, a 35ª entregue esse ano, só na educação.

Os 362 anos da Pérola do Tapajós estão sendo comemorados com muitas obras, ações e grandes conquistas para a nossa população.