3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: Prefeitura constrói e entrega nova escola na comunidade Nova Esperança, região do Ituqui
Santarém 362 anos: Prefeitura constrói e entrega nova escola na comunidade Nova Esperança, região do Ituqui Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
O novo prédio escolar atenderá cerca de 40 alunos do pré ao 5º ano.

A Prefeitura de Santarém continua inaugurando obras por todos os cantos do município. Nesta quarta-feira (12), o prefeito Nélio Aguiar e comitiva estiveram na comunidade Nova Esperança, na região da Rodovia Santarém Curuá-Una/Planalto Ituqui inaugurando um novo prédio escolar: a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nova Esperança.

A antiga escola improvisada.

Fundada em 1998, a escola, que iniciou as atividades em um pequeno barracão, cedido pelo comunitário Valdecir Monteiro, ganhou hoje um novo prédio padrão MEC, com duas salas de aula, cozinha, depósito, área de serviço e banheiros. Um investimento de R$ 575.405,80, do governo municipal.

Atualmente, o educandário funciona como anexo da escola Santo Antônio, comunidade de Serra Grande, atendendo a uma clientela de 41 alunos da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental no turno matutino.

A nova escola Nova Esperança.

"Neste dia tão especial volto a mencionar o sentimento de gratidão à Deus pela oportunidade de estar como gestor desta escola, onde também passei como docente, além de gratidão, outro sentimento que resume esse momento é alegria, de estarmos juntos, de receber esse prédio tão lindo o qual oportunizará um trabalho excelente”, disse o gestor da escola, professor Wellinton Santos da Silva.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, destacou o tempo de espera da comunidade por um prédio escolar. Foram exatos 25 anos. Ela lembrou que a luta pela escola começou em 1998 quando ela exerceu o cargo de assessora da Semed na região do planalto.

Professora Maria José: "25 anos de espera".

“Foram 25 anos de espera, prefeito, pra que eles [professores e alunos] tivessem esse lugar digno, que possam desenvolver uma educação com mais qualidade, queremos parabenizar à comunidade por essa conquista e agradecer ao prefeito Nélio pois, tudo isso só é possível porque o senhor é um realizador de sonhos”, disse a titular da pasta da Educação.

O Prefeito Nélio Aguiar lembrou que, só na região de planalto, já foram entregues 40 escolas na sua gestão.

Nélio Aguiar: "40 escolas no Planalto".

"Só aqui no planalto já são 40 escolas construídas, reformadas e/ou ampliadas. É na região da Curuá-Una, é na região do Ituqui, é na Santarém-Cuiabá, na região do Eixo Forte, enfim, a gente cuida da educação por completo, a gente se preocupa com o transporte escolar adquirindo ônibus novos, com a alimentação escolar de qualidade e por conta disso termos recebidos muitos prêmios e feito parcerias até internacionais e com isso temos sido muito elogiados lá fora, a gente também se preocupa com mobília escolar adquirindo carteiras novas, a gente tem construído escolas, creches, ginásios e quadras cobertas, enfim, é um grande avanço que temos tido na educação e sem esquecer do principal, que é a valorização dos profissionais da educação, com salário em dia, com pagamento do piso do Magistério, tudo isso é fruto do compromisso que a gente tem com a educação”, completou o gestor.

Acompanharam a comitiva a primeira dama e secretária de Trabalho e Assistencia Social, Celsa Brito, os vereadores Erasmo Maia e Gerlande Castro e o chefe de Gabinete Paulo Jesus.

Mais Educação para Santarém

Na área da educação, a escola Nova Esperança foi 16ª obra inaugurada pela gestão na programação de aniversário de Santarém, a 31ª entrega nesse ano.

Os 362 anos da nossa Pérola do Tapajós estão sendo comemorados com muitas obras, ações e grandes conquistas para a nossa população.