3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: cerca de 80 mudas de Ipê-amarelo foram plantadas na Rodovia Fernando Guilhon
Santarém 362 anos: cerca de 80 mudas de Ipê-amarelo foram plantadas na Rodovia Fernando Guilhon Autor: Agência Santarém

Neysle Magalhães
Ação foi desenvolvida pelo 'Arborizar Santarém', responsável pelo plantio de mais de 700 mudas em diversos pontos da cidade.

A Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e Agricultura e Pesca (Semap), realizou mais uma etapa do programa Arborizar Santarém. Na ocasião, foram plantadas cerca de 80 mudas na Rodovia Fernando Guilhon, no perímetro que compreende a Av. Cuiabá até a Rua Angelim, na altura da primeira rotatória.

A espécie escolhida para o local foi o Ipê-amarelo, por suas características e beleza. A ideia final é compor o espaço com outras cores da espécie, formando um lindo corredor colorido, sendo esta a primeira visão de quem chega a Santarém por meio do aeroporto Maestro Wilson Fonseca.

Para que o plantio corresse da melhor forma, Semma e Semap prepararam o espaço e o solo, realizando a perfuração e adubo. Também foi necessário um estudo adequado e um levantamento sobre o cabeamento de energia, realizado com apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) e Equatorial Energia, a fim de evitar transtornos aos moradores do entorno.

O Programa Arborizar Santarém acontece desde 2021 e busca aumentar os espaços verdes no município, melhorando a qualidade de vida da população e transformando a paisagem e o clima na cidade. Até o momento, mais de 700 mudas já foram plantadas em diversos pontos da cidade.