3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: kits de energia fotovoltaica serão implantados em sistemas de abastecimento de água na zona rural
Santarém 362 anos: kits de energia fotovoltaica serão implantados em sistemas de abastecimento de água na zona rural Autor: Agência Santarém

Luan Rodrigues
Investimento na tecnologia foi garantido com a assinatura de Ordem de Serviço.

Santarém se tornará uma cidade mais sustentável. Tudo isso vai começar a ser possível após a instalação de kits de energia solar que serão implantados em sistemas de abastecimento de água na zona rural. O pontapé inicial foi dado nesta terça-feira, 11, com a assinatura de Ordem de Serviço (OS), autorizada pelo prefeito Nélio Aguiar, durante cerimônia na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. O investimento total é de R$ 420.990,00, recurso proveniente do Tesouro Municipal. É mais um compromisso do plano de governo da atual gestão que está sendo colocado em prática.

Solenidade realizada na Semap.

A assinatura fez parte da programação oficial do aniversário de 362 anos de Santarém. Na cerimônia, estavam presentes, além do prefeito Nélio Aguiar, o secretário de Agricultura e Pesca (Semap), Bruno Costa, o secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, o secretário de Mobilidade e Trânsito (SMT), Alberto Portela, a coordenadora de Agricultura Familiar (Ciprof) Elis Rebelo, o Vereador Júnior Tapajós, além de lideranças comunitárias.

Economia e sustentabilidade

Durante o ato de cerimônia, o chefe do executivo afirmou que a iniciativa da Prefeitura busca tornar uma cidade sustentável e resiliente, adotando práticas saudáveis ao meio ambiente e melhorando a qualidade de vida da população, de maneira especial, os moradores de áreas de difícil acesso que ainda não possuem energia fixa, por causa da situação de isolamento geográfico em que elas se encontram.

Nélio Aguiar: "Projeto traz ganho ambiental e garante abastecimento de água regular na zona rural".

"O projeto traz um ganho ambiental significativo, já que deve evitar a emissão de gases de efeito estufa. Além das vantagens ambientais, essa alternativa vai permitir a redução de custos de energia elétrica nas comunidades rurais. Nos sentimos felizes, pois é mais um compromisso do nosso plano de governo que estamos cumprindo com a população. Por meio desta política pública iremos proporcionar melhor qualidade de vida, garantindo abastecimento regular de água potável para que os moradores dessas áreas possam ter acesso à água limpa", pontuou o prefeito.

Na prática, o sistema funcionará com o painel solar fotovoltaico, onde concentrará  toda a energia captada através do sol que alimentará a bomba. Cada kit contempla: 5 placas solares de 340 Watts; uma bomba bifásica de 1 CV e um inversor e conversor adaptado para grupo gerador.

Sistema é composto por 5 placas solares de 340 Watts; uma bomba bifásica de 1 CV e um inversor e conversor adaptado para grupo gerador.

Neste primeiro momento, cinco comunidades ribeirinhas serão contempladas. Ao longo do ano, o projeto vai expandir para outras localidades.

O secretário da Semap, Bruno Costa, comemorou a chegada dos equipamentos e destacou a importância da energia para o melhor atendimento das comunidades.

Bruno Costa: "É mais uma política pública concretizada na gestão do prefeito Nélio".

"É mais uma política pública de plano de governo do nosso prefeito Nélio Aguiar que está sendo concretizada. O investimento vai sanar problemas de saneamento básico em comunidades na zona rural, já que a maioria delas ainda não possuem energia 24 horas e utilizam principalmente grupos geradores para o funcionamento dos microssistemas", comemorou.