3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: reformada e ampliada, escola é entregue pela prefeitura à comunidade São Jorge, na Curuá-Una
Santarém 362 anos: reformada e ampliada, escola é entregue pela prefeitura à comunidade São Jorge, na Curuá-Una Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
São 320 alunos atendidos, desde à educação infantil ao ensino fundamental II.

Ainda como parte da programação em comemoração aos 362 anos do município, o prefeito Nélio Aguiar e comitiva entregaram nesta quinta-feira (13) a reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Jorge, localizada no Km 32 da Rodovia Santarém Curuá-Una (PA 370).

Fundada em 1958, a última reforma ocorreu em 2011. Agora, 12 anos depois, o educandário com 65 anos de fundação, recebe nova reforma e ampliação de bloco administrativo, bloco de serviço, com seis salas de aula, e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Foi investido R$ 1.628.890,63 pelo governo. O atual prédio em alvenaria foi construído em 1984, ainda na gestão do ex-prefeito Manoel Ronan Liberal Lira.

A escola São Jorge atende a 320 alunos, da educação infantil ao ensino fundamental I e II, sob a gestão da professora Sílvia Cláudia de Melo Bezerra.

Jair Bezerra, morador e pai de aluno falou em nome da comunidade. Ele lembrou que já foi aluno do educandário quando esta contava com apenas duas salas de aula e que hoje, seus três filhos podem estudar em uma escola confortável, com seis salas de aula a mais após a reforma. Jair aproveitou a ocasião para fazer um pedido ao prefeito Nélio.

“Aqui, prefeito, temos 320 alunos na escola e cerca de 80% desses alunos precisam de um ônibus escolar e nós só temos um ônibus terceirizado e o meu pedido hoje ao prefeito Nélio Aguiar, é se possível, olhasse com carinho para nossa escola nesse sentido, um ônibus para nossos alunos". Antes que terminasse a fala, o pedido foi prontamente aceito pelo gestor. "Já está liberado o ônibus para a comunidade", disse o prefeito.

Para a gestora Silvia Cláudia Bezerra, esse fato só é possível quando existe o compromisso, a responsabilidade e vontade dos gestores públicos de entender a missão da educação pública como formadora e transformadora da realidade.

“Toda essa nossa expectativa, e agora realidade, só foi possível graças à sensibilidade do governo municipal e de sua equipe gestora da área da educação, reconhecendo que para mudarmos e alcançarmos sucesso do sistema de educação necessitamos de investimentos, de melhores condições de trabalho, de um ambiente prazeroso para disseminação de saberes”, enfatizou.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, destacou o fato de a escola São Jorge ser, no planalto, o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das séries finais e segundo lugar do fundamental menor.

"Eu quero parabenizar a todos os servidores. Aqui todos têm nível superior, a gente fica muito feliz por isso e em poder proporcionar as nossas crianças esse ambiente saudável. Também quero parabenizar toda a comunidade, porque a educação não é um processo que se dá apenas na escola, a educação começa pela família e nós temos aqui a continuação daquilo que vocês, famílias, trabalham em casa com as crianças, então, é momento realmente de festejar e poder fazer com que, vocês crianças, a partir de hoje possam manter esse Ideb, [resultado da aprendizagem dos alunos] e se vocês são os primeiros é sinal de que vocês têm uma boa aprendizagem”, exclamou Maia.

Além da reforma e ampliação a escola também ganhou um ônibus escolar, já devidamente autorizado pelo prefeito Nélio, um poço artesiano e cinco novos computadores para o laboratório de informática.

"Essa aqui já é a 43ª escola que a gente tá entregando, só aqui na região do planalto. A escola São Jorge faz parte de um bloco de licitação que licitamos em 2021 onde 22 escolas só do planalto foram contempladas com construção, reforma e ampliação, um investimento superior a R$ 22 milhões. Destas, a maioria já foi entregue, já entregamos a Escola Cristo Rei no Diamantino, a Escola Francisco Pereira Chaves na Boa Esperança, Santa Cruz no Diamantino, São Marcos na comunidade Secretaria, enfim, outras vão ser entregues nos próximos dias como  a escola Tereza Neuma no Tabocal e a escola Bela Vista, no Corta Corda, isso é fruto de um compromisso que nós temos com vocês", ressaltou o prefeito Nélio Aguiar.

Acompanharam a comitiva os vereadores Erasmo Maia e Erlon Rocha, os secretários de governo Josilene Pinto (Finanças), João Paiva (Semma) e o chefe de Gabinete Paulo Jesus.

Mais educação para Santarém

A escola São Jorge foi 18ª obra inaugurada pela gestão na programação de aniversário de 362 anos de Santarém, mas já é a 33ª entrega nesse ano, só na educação.

Os 362 anos da nossa Pérola do Tapajós estão sendo comemorados com muitas obras, ações e grandes conquistas para a nossa população.