3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: luzes e alegria na inauguração do sistema de iluminação no campo do São Jorge
Santarém 362 anos: luzes e alegria na inauguração do sistema de iluminação no campo do São Jorge Autor: Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
Patrimônio da comunidade de São Jorge, às margens da Rodovia Santarém-Curuá-Una, recebe pela primeira vez um sistema completo de iluminação de alto padrão.

Para começar o fim de semana em clima de festa, a Prefeitura de Santarém entregou na noite quinta-feira, 13, mais uma obra. Desta vez, beneficiando os moradores da comunidade São Jorge, localizada às margens da Rodovia Santarém-Curuá-Una (PA 370). Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Nélio Aguiar pontuou em seu discurso o comprometimento da gestão pública com todos os moradores de Santarém.

"Todas as vezes em que estivemos aqui na Comunidade de São Jorge, os moradores relatavam para nós esse anseio, esse desejo que era ter uma iluminação digna e que desse pra levar os torneios e até quermesses até tarde da noite. Nosso compromisso é com o povo que mora em Santarém, não importa se está na parte urbana ou rural, nosso trabalho é para todos", lembrou o gestor.

Além do prefeito, outras autoridades, também, participaram do ato de entrega do sistema de iluminação do campo do São Jorge. Jean Murilo, secretário municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, comanda a pasta que teve a missão de fazer todo o serviço da troca de luminárias e instalação do complexo de iluminação, e falou sobre a importância e desafios que é fazer esse serviço.

"Pode até parecer fácil, mais exige muito trabalho, estudos de tensões e planejamento para que as luminárias bem como todos os outros componentes instalados não sejam danificados por força natural. O que nós instalamos aqui foi um sistema de iluminação que, sem dúvidas, se for bem cuidado, é para durar anos e anos, e nós ficamos muito felizes pela população estar contente com nosso trabalho, a iluminação pública ilumina não só o campo, mais também a alma e o coração das pessoas que moram nessas regiões", disse.

Durante os trabalhos da implantação do sistema de iluminação, foram colocados 18 refletores de led com potência nominal de 240 W, cabos de alto padrão, postes de 15 metros para a sustentação dos refletores bem como a construção de uma mureta para a fixação do quadro geral de energia.