3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: 23 anos após a fundação, escola do Buerú é construída e entregue pela Prefeitura
Santarém 362 anos: 23 anos após a fundação, escola do Buerú é construída e entregue pela Prefeitura Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Educandário atende a 44 alunos do pré ao 5º e do 6º ao 9º ano.

A Prefeitura de Santarém continua fortalecendo a educação em todos os cantos do município. Nesta quarta-feira (12), fazendo parte da programação de aniversário de 362 anos da Pérola do Tapajós, o prefeito Nélio Aguiar inaugurou a segunda escola do dia, construída pela Prefeitura e entregue à comunidade do Buerú, na Curuá-Una, região do Ituqui.

Fundada em 1º de fevereiro do ano 2000 na comunidade denominada Nova Esperança, a Escola M unicipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nova Vitória iniciou com a primeira turma multissérie de 1ª a 4ª série do ensino fundamental no assentamento (Buerú) onde as aulas funcionavam em um barracão de madeira.

A escola, devidamente nucleada no final de 2021 e que funciona como anexo da escola polo Caetano, atende do pré ao 5º e do 6º ao 9º ano; um total de 41 alunos. Ela foi totalmente construída, ganhando duas salas de aula, cozinha, depósito, área de serviço e banheiros. Um investimento de R$ 610.215,81 do governo municipal.

Investimento da Prefeitura em educação chega a todos os lugares do município.

“Pra nós é motivo de alegria, porque depois de muita espera, num período de 34 anos de funcionalidade e espera do pedido de 20 anos, hoje nós estamos aqui com nossa vitória, inclusive, quando assumi a gestão nós tínhamos na comunidade muitas casas, porém tinham poucas pessoas, agora, devido a construção da escola, construção do microssistema os comunitários voltaram e hoje em dia já temos um quantitativo de 43 alunos e tudo isso pra nós é vitória”, ressaltou a gestora Aldilene Viana.

A secretária de Educação Maria José Maia da Silva destacou as dificuldades de se fazer educação na Amazônia.

"Olha como é difícil fazer educação na Amazônia, olha a distância, aqui nós temos 43 alunos do 1º ao 9º ano, temos duas turmas de multisseriado, do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano. Às vezes, o pessoal quando pensa na educação entre quatro paredes lá em Brasília não sabe as especificidades nossas, aqui da Amazônia, a gente precisa multisseriar nossas turmas do 6º ao 9º pra dar oportunidade ao nosso aluno de terminar, pelo menos, o ensino fundamental na comunidade”, pontuou a gestora da educação.

O prefeito Nélio Aguiar destacou o zelo pelo recurso público, o que possibilita realizar cada vez mais obras pelo município.

Prefeito Nélio lembrou o zelo da administração com o recurso público.

"Temos um governo limpo, um governo que zela pelo recurso público, um governo que aplica cada centavo que consegue em benefício do povo, nós temos um governo que luta e vai atrás, quando nossas possibilidades se esgotam por aqui nós vamos atrás de recursos com o deputado federal Henderson Pinto, com o governador Helder, vamos à Brasília e assim, dessa forma a gente tem trabalhado e eu sou muito grato à Deus que tem abençoado e muito nossa cidade nesses últimos 6 anos e seis meses, cada projeto concluído, e por isso a gente está construindo juntos uma nova Santarém”, salientou o gestor.

Acompanharam a comitiva a primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, os vereadores Erasmo Maia e Gerlande Castro e o Chefe de Gabinete Paulo Jesus.

Mais Educação para Santarém

Na área da educação, a escola Nova Vitória foi a 17ª obra inaugurada pela gestão na programação de aniversário de Santarém, a 32ª entrega nesse ano.

Os 362 anos da nossa Pérola do Tapajós estão sendo comemorados com muitas obras, ações e grandes conquistas para a população.