3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: Prefeitura lança o projeto Caravana Ambiental
Santarém 362 anos: Prefeitura lança o projeto Caravana Ambiental Autor: Agência Santarém

Santarém 362 anos: Prefeitura lança o projeto Caravana Ambiental

Neysle Magalhães
A ideia é levar os serviços da Semma, Semap e instituições parceiras até as comunidades.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), lançou nesta sexta-feira (23), o projeto denominado Caravana Ambiental. O lançamento foi realizado no Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM) e teve a participação de representantes das instituições e lideranças das comunidades que devem ser atendidas pelo proggrama itinerante.

O projeta visa promover a troca de conhecimentos, informações e mudanças de comportamento em relação ao cuidado e à proteção do meio ambiente. A caravana visitará in loco regiões do município de Santarém que desenvolvem atividades de importância econômica, tendo como público-alvo agricultores, empresários e consultores.

Para Maria Luzenira Mesquita, presidente da comunidade Guaraná, a importância do projeto é o encurtamento das distâncias para facilitar o trabalho dos comunitários.

"Eu acho que vai ser muito bom, vai ser muito produtivo para todas as comunidades, porque o povo é interessado em trabalhar principalmente com o financiamento, muitas vezes as pessoas pensam em melhorar, mas a sua situação é difícil e tudo é caro. Com a possibilidade de financiamento e assistência técnica fica tudo melhor. Que bom que eles vão até lá, tudo isso se torna mais fácil, vindo para cá tem a passagem, alimentação, se torna mais caro e as pessoas não tem como vir", destacou.

A ideia é sejam ofertados serviços das áreas de licenciamento, fiscalização, educação ambiental, arborização e geoprocessamento, a fim de desmistificar conceitos sobre o licenciamento ambiental e atividades poluidoras.

"A gente vai levar às comunidades informações de forma lúdica, de forma didática, para o agricultor ter conhecimento sobre como ele pode ter esses órgãos como parceiros, para que possam ter acesso a um crédito rural, fomentos para a plantação, desmistificando a ideia de burocratização para o processo de licenciamento ambiental e regularização da propriedade”, contou Milena Fonseca, engenheira agrônoma, coordenadora do projeto.

As ações devem ser realizadas por polos, a partir de agosto, tendo como ponto de partida o polo Boa Esperança.

"Pela primeira vez nós estamos levando ao encontro da realidade das comunidades, atividades que vão dar dignidade a trabalhador, ao pequeno agricultor familiar que hoje não tem dinheiro para isto. O objetivo é regularizá-los para que eles possam ter acesso a recursos para fortalecer a agricultura familiar, que tanto movimenta nosso município”, finalizou o secretário de Meio Ambiente, João Paiva.