3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: receptivo 'Encantos do Tapajós' mostra o que há de melhor na nossa 'Pérola'
Santarém 362 anos: receptivo 'Encantos do Tapajós' mostra o que há de melhor na nossa 'Pérola' Autor: Agência Santarém

Samuel Alvarenga
Saguão do Terminal Hidroviário foi palco de música, dança, artesanato, culinária e religiosidade.

O melhor de Santarém em único local, unindo música, artesanato, dança e a culinária. Foi desse modo, mostrando o que há de melhor na Pérola do Tapajós, que a Prefeitura realizou o receptivo Encantos do Tapajós, realizado nessa terça-feira, 20, no saguão do Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros Joaquim da Costa Pereira no bairro da Prainha.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Portos e Transportes Aquaviários (Sempta), com apoio das pastas de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Cultura (Semc), o Centro de Artesanato do Tapajós - Cristo Rei, artesãos do Terminal Fluvial Turístico (TFT), a Arquidiocese de Santarém, a banda da Polícia Militar, a Capitania dos Portos e os Botos Tucuxi e Cor de Rosa, o evento apresentou a essência de Santarém e de seu povo.

"Somos uma terra rica em belezas naturais e cultura e somos abençoados por Nossa Senhora da Conceição. Não poderíamos deixar de comparecer neste momento tão importante para a nossa cidade", disse o padre Ruy Barbosa, vigário geral da Arquidiocese de Santarém.

A banda da Polícia Militar deu o tom com os ritmos que vieram diretamente da Vila de Alter do Chão e é claro, eles, os faceiros Botos Tucuxi e Cor de Rosa, acompanhados de suas belas caboclas, também, não poderiam deixar de dar "o ar de sua graça".

"Ficamos muito felizes em poder proporcionar esse momento. É uma reunião de tudo que Santarém tem de melhor para quem chega a nossa Pérola do Tapajós. Agradeço ao empenho dos servidores da Sempta e a parceria das demais secretarias, além da PM, à Arquidiocese, à Capitania, aos nossos artesãos e a todos que abraçaram esse projeto", exalta a titular da Sempta, Sandra Santana.

O prefeito Nélio Aguiar lembrou que além da reunião desses "ingredientes", hoje é possível oferecer uma estrutura digna de embarque e desembarque.

"Além da nosso rico artesanato, da nossa culinária, da musicalidade, da cultura, hoje temos uma estrutura digna. Reunir todos esses elementos no mais moderno terminal hidroviário do Brasil é uma satisfação. Em seu primeiro ano de funcionamento, o nosso terminal registrou mais de 100 mil processos de embarque e desembarque, além do fluxo de mais de 150 mil pessoas. O espaço também recebeu mais de duas mil embarcações que fazem linhas intermunicipais e interestaduais para os estados do Amapá e Amazonas. Essa movimentação segue impulsionando nossa economia, por meio da geração de emprego e da circulação de mercadorias", destaca o gestor.