O dia 'D' de combate às drogas em Santarém foi marcado pela ação especial que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 26, com o tema Sem drogas a vida pulsa, com drogas ela para, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps Ad 3), na Avenida Presidente Vargas, nº 2809, bairro Aparecida. Durante o evento, o prefeito Nélio Aguiar assinou a Ordem de Serviço para revitalização do espaço no valor de R$ 62.540,00, recurso proveniente do Tesouro Municipal. Dessa forma, os mais de 4.500 usuários cadastrados terão uma melhor estrutura de atendimento.
O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da parceria entre as Secretarias de Saúde(Semsa) e de Trabalho e Assistência Social (Semtras), com apoio da Fundação Lucas Huber, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Secretaria Estadual de Direitos Humanos (Sejudh) e a Polícia Militar/ Proerd.
A ação especial contou com a oferta de diversos serviços, tais como: atendimento odontológico, assessoria jurídica, testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, inscrição no CadÚnico, agendamento para emissão do RG, palestras, aferição de PA, escuta qualificada e exposição de telas (pinturas confeccionadas pelos pacientes/ arte e terapia) e oficina de desenho.
O evento, também, contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar que assinou a Ordem de Serviço para revitalização do Caps Ad3, no valor de R$ 62.540,00. Os serviços compreendem reformas de parede, portas, tetos, pintura, iluminação e instalação hidráulica. A obra será executada pelo Núcleo de Gestão de Obras e Projetos da Secretaria Municipal de Saúde, com a previsão de entrega de 60 dias.
"Acreditamos que esse é um instrumento fundamental para a recuperação e, também, para a ressocialização do indíviduo. Aqui, os profissionais não veem apenas a patologia, mas o ser humano como um todo. Por isso, é papel da nossa gestão dar condições para que o melhor atendimento seja sempre realizado", enalteceu o gestor.
Na solenidade estiveram presentes, a titular da Semsa, Irlaine Figueira, a coordenadora do Caps Ad 3, Larissa Rocha, a instituição representante do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD), Coronel Tarcísio Moraes - comandante do CPR-1, o Presidente do CMPD, Glauber Mota, a representante do Conselho Municipal de Saúde, Maria Inês Dolzane, além da equipe multiprofissional de saúde e dos pacientes à espera de atendimentos.
"Mais uma vez a Semtras esteve apoiando esta ação encabeçada pelo CMPD, nesta data que marca a luta contra as drogas no nosso município. É importantíssimo que todos nós estejamos unidos com a sociedade para avançarmos neste combate às drogas", destacou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social
Judite Lopes, 66 anos, parou de fumar há 7 meses e relata o papel do Caps Ad 3 no tratamento contra esse entorpecente.
"Comecei o tratamento no início deste ano, mas já parei de fumar desde novembro do ano passado. Procurei ajuda profissional porque sei que sozinha é mais difícil continuar sem fumar. Aqui no centro eu fui muito bem recebida então só tenho a agradecer a toda equipe pelo acolhimento".
Além dos serviços, outras ações têm sido essenciais no combate às drogas, como o projeto Arte e Terapia, desenvolvido pela assistente social Nacirete Verás.
"O projeto tem o objetivo de ocupar o tempo do paciente e desencadear uma fonte de renda, para que ele possa ter novos horizontes. Em 2018, começamos com o projeto, os pacientes abraçaram a causa e tiraram um tempinho para participarem. Ficamos muito felizes com isso", pontua a coordenadora do projeto.
Na tela, o paciente pode expressar seus sentimentos e emoções. Dessa forma, a arte facilita a comunicação e a reflexão, auxiliando na mudança de comportamentos. Como é o caso do seu Alberto Bentes, 58 anos, artista plástico e escritor, que faz acompanhamento no Caps Ad 3 há 1 ano e já ficou hospitalizado mais de um mês no centro. Emocionado, ele agradeceu o acolhimento e destacou a importância do projeto.
"O Caps Ad 3 é uma casa para mim, eu aprendi muito aqui com eles durante os meses que fiquei internado. Só tenho a agradecer, de coração mesmo. O centro resgatou a minha identidade. Através do projeto Arte e Terapia eu me reencontrei. A minha vida é uma grande vitória, por conta do álcool eu já fui parar na UTI sete vezes. Então, eu tive sete novas chances. Eu bebia desde muito novo, aí na pandemia, eu perdi muitas pessoas queridas, incluindo minha esposa, eu fiquei perdido, o álcool estava acabando com a minha vida. Quando vim para Santarém, busquei ajuda e fui muito bem recebido e hoje não bebo mais graças ao excelente acompanhamento que recebo aqui, cada dia é uma nova vitória".
Para a psicóloga e coordenadora do Caps Ad 3, Larissa Rocha, o centro é um instrumento decisivo no combate às drogas no município de Santarém e no Baixo Amazonas.
"O Caps Ad 3 desempenha um papel fundamental no atendimento integral e qualificado às pessoas que têm transtornos ocasionados pelo uso de álcool e outras drogas. Aqui, o paciente é acolhido e recebe um acompanhamento com a nossa equipe multiprofissional para que ele se liberte do vício e seja ressocializado".
Sobre a data: o dia internacional de combate às drogas é celebrado anualmente em 26 de junho e visa a sensibilização da população a respeito dos problemas desencadeados pela venda e pelo consumo de drogas. A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU por meio da Resolução n°42/112 de 7 de dezembro de 1987, sendo muito importante, uma vez que as drogas são um grave problema de saúde pública no combate à dependência química.
Sobre o Caps ad 3: atende a todas as faixas etárias, por demanda espontânea, tendo como público-alvo: pessoas com transtornos ocasionados pelo uso de álcool e outras drogas, localizado na Av. Presidente Vargas, 2809, Aparecida, funciona 24h (horário ampliado em 2015), de segunda a domingo, incluindo feriados e finais de semana. Das 8h às 18h o atendimento é aberto ao público, (depois desse horário só serviço interno com os pacientes em hospitalidade). Foi inaugurado em 2010, e possui 4.565 pessoas cadastradas, é gerenciado pelo município, por meio da Semsa.