Na manhã desta sexta-feira, 21, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta), em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), deu início ao “Projeto Orla Limpa com Sempta”, que tem como objetivo despertar a conscientização ambiental e promover a segurança dos frequentadores dos espaços e usuários que utilizam os serviços portuários, realizando a limpeza e a revitalização gradual da faixa portuária em frente à orla do município. A ação contou com o apoio da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) e da Yougreen Cooperativa Santarém.

Para o gestor da Sempta, João Albuquerque, o projeto representa uma soma de esforços para alcançar os objetivos propostos.
“Estamos hoje com o Projeto Orla Limpa com a Sempta, que na realidade é uma soma de esforços para despertar na nossa população um sentimento de responsabilidade quando se fala em um ambiente limpo, neste caso aqui na orla — lugar onde temos, a todo momento, pessoas transitando, seja por um simples passeio, comercializando algum produto ou chegando e saindo de nossa cidade. Nosso principal objetivo é despertar essa conscientização ambiental e tornar nossa orla um espaço seguro para todos”, destacou.

João Albuquerque relatou ainda que muitos resíduos foram retirados das faixas de areia, como sacolas e garrafas plásticas, garrafas de vidro, pneus e materiais descartáveis de todos os tipos — resíduos que poderiam ser evitados caso a própria população se conscientizasse e não os descartasse nos espaços portuários, contribuindo para manter a área limpa.
“Tivemos uma articulação muito boa. Convidamos as associações de moradores de bairros próximos à orla e instituições de ensino. Tivemos o apoio de 37 alunos da Eetepa, 4 alunos do IFPA, 2 da Cooperativa Yougreen e, mesmo sendo ponto facultativo para os servidores públicos, 22 servidores da Secretaria de Portos se colocaram à disposição do projeto, além do apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio dos profissionais de saúde do Samu”, explicou Evaneila Pereira, chefe de Planejamento Portuário da Sempta, ao falar sobre os órgãos parceiros na ação.

Para o coordenador do curso Técnico em Meio Ambiente, Paulo Alan Duarte, o projeto é uma oportunidade para os alunos conhecerem de perto a interferência negativa das pessoas no meio ambiente. “Os projetos de limpeza de praias são uma prática complementar do curso Técnico em Meio Ambiente da Eetepa. Por isso, nós nos disponibilizamos sempre que possível para realizar essa atividade prática. Já é a quarta ação que participamos este ano, e até o final da vazante provavelmente teremos outras. Esse projeto é importante para a formação dos nossos alunos, que sairão com experiência prática em educação ambiental e conscientes do seu papel na preservação do meio ambiente. É uma forma de verem de perto como algumas pessoas interferem de maneira negativa no ecossistema — e é isso que queremos evitar”, afirmou.

Andréia Ribeiro, presidente da Yougreen Santarém, falou sobre a importância da participação da cooperativa. “Esse projeto é muito importante, e nosso apoio aqui contribui com o trabalho de reciclagem que realizamos. Estamos cuidando do meio ambiente junto com a Prefeitura, e daremos destinação correta aos resíduos recolhidos. Além dos entulhos e rejeitos, há muito material reciclável jogado aqui. O que precisamos é que haja um cronograma de serviços como este, para uma coleta semanal, mensal ou de acordo com a disponibilidade dos serviços de coleta”, finalizou.


A Sempta também recebeu materiais de apoio para a limpeza, como ancinhos, vassouras, luvas de procedimento, luvas de proteção, máscaras, protetor solar e lanches, por meio das seguintes parcerias: Raízen, LDC, Ogmo, Farmácia Primavera, Massabor e Rio Tapajós Operações Portuárias.
Autor:
Tadeu Pinho/ CCOM