1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Portos
  4. Projeto Sempta na Escola encerra edição 2025 com foco na segurança nos rios
Projeto Sempta na Escola encerra edição 2025 com foco na segurança nos rios Autor: Tadeu Pinho/ CCOM

Projeto Sempta na Escola encerra edição 2025 com foco na segurança nos rios

Tadeu Pinho
Publicado em - Atualizado
Alunos da Escola Municipal Sofia Imbiriba participaram da culminância do projeto, que destacou o uso do colete salva-vidas e apresentou a dinâmica portuária de Santarém.

Na manhã desta quarta-feira (10), alunos da Escola Municipal Sofia Imbiriba participaram da culminância do Projeto Sempta na Escola, iniciativa da Prefeitura de Santarém. Nesta edição de 2025, o projeto teve como orientação principal a utilização do colete salva-vidas, reforçando a importância da segurança na navegação nos rios da região.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta) e tem como finalidade abordar, de forma lúdica, temas relacionados à organização portuária, considerando os aspectos do desenvolvimento urbano, ambiental, econômico e social do município.

O secretário municipal de Portos e Transporte Aquaviário, João Albuquerque, destacou a importância da iniciativa para despertar nos educandos o sentimento de pertencimento e cidadania.

“Hoje estamos encerrando o Projeto Sempta na Escola 2025. Tivemos a oportunidade de levar nossos educandos da rede municipal a uma experiência inovadora, considerando que a Sempta é a primeira Secretaria de Portos no território brasileiro. Contamos com a Lei nº 22.062, de 2024, que regulamenta toda a atividade portuária no município. Por ser uma legislação recente, ainda é pouco conhecida, e o projeto surgiu justamente como uma estratégia para difundir esse conhecimento”, explicou o gestor.

A coordenadora do projeto, Evaneila Pereira, também avaliou positivamente os resultados alcançados.

“Estamos muito felizes com os resultados. Inicialmente, o projeto foi desenvolvido com escolas localizadas próximas às áreas portuárias e recebeu uma avaliação muito positiva dos professores que acompanharam os alunos. Já estamos programando o cronograma para 2026, com a inclusão de novas escolas, inclusive das regiões de rios e várzea”, afirmou.

Durante a atividade, os alunos participaram de uma dinâmica educativa que simulava a colocação correta do colete salva-vidas. O estudante Willian da Silva Santos destacou a importância do aprendizado.

“Achei muito importante aprender a usar o colete salva-vidas, porque ele pode salvar vidas. Ganhei a competição porque consegui colocar o colete mais rápido: primeiro coloquei os braços, depois as travas e apertei para ficar bem seguro”, relatou.

O professor Sidney Nascimento de Sousa também avaliou o projeto de forma positiva.
“Esse projeto é muito importante, pois aborda conteúdos que trabalhamos em sala de aula. Somos uma cidade onde o rio faz parte da chegada e saída de mercadorias e passageiros. Muitos alunos conhecem apenas a Orla para passeio, mas não entendem como funciona o cotidiano dos nossos portos. Hoje, eles puderam conhecer a finalidade dos píeres, da rampa e do Terminal Hidroviário, além de entender como as mercadorias chegam e saem da nossa cidade”, explicou.

Sidney acrescentou ainda que as crianças ficaram surpresas ao saber que o Terminal Hidroviário de Santarém é o maior do Estado, destacando a importância da atividade como uma verdadeira aula de campo.

O Projeto Sempta na Escola atendeu 29 educandos da Escola Sofia Imbiriba e será retomado com o início do ano letivo da rede municipal de ensino.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.