1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Portos
  4. Prefeitura realiza o Projeto Sempta na Escola com educandos da Escola Municipal Maria Amália
Prefeitura realiza o Projeto Sempta na Escola com educandos da Escola Municipal Maria Amália Autor: Tadeu Pinho

Prefeitura realiza o Projeto Sempta na Escola com educandos da Escola Municipal Maria Amália

Tadeu Pinho
Publicado em - Atualizado
Alunos recebem orientações sobre o funcionamento das áreas portuárias da área urbana de Santarém

Na manhã da última quarta-feira (27), alunos do 7º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dra. Maria Amália Queiroz de Souza participaram do Sempta na Escola. Projeto da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta), que tem como objetivo repassar conhecimentos de forma lúdica e educativa às crianças da rede municipal de ensino, sobre a importância do ordenamento portuário para o desenvolvimento urbano, cultural, econômico, ambiental e social de Santarém, contribuindo para a formação de uma cultura voltada à organização portuária desde a infância.

O gestor da Sempta, João Albuquerque, fala sobre a dinâmica do Projeto: “O Sempta na Escola tem um importante papel para o entendimento das nossas crianças sobre o ordenamento portuário de Santarém e o que ele reflete no desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental do nosso municipio. Durante a programação a nossa equipe apresenta. In loco, o funcionamento diário, dos Píeres e do Terminal Hidroviário de Santarém”, explicou.

“O Sempta na Escola foi lançado na Escola Maria Amália em junho e hoje estamos retomando com essa excursão, com orientação sobre o cotidiano dos profissionais que atuam nos Píeres, bem como, todo processo que regula o ordenamento portuário da área urbana de Santarém. O objetivo é ensinar, desde a infância, a importância do cuidado, responsabilidade e valorização dos espaços portuários.  O projeto é realizado uma vez por mês em uma escola da rede pública, escolhida a cada mês”, detalhou a chefe da Divisão de Planejamento Portuário, Evaneila Pereira, sobre o desenvolvimento do projeto.

O aluno Alisson Eliel falou sobre sua experiencia no Projeto. “Gostei muito de aprender sobre atracação das embarcações, o embarque e desembarque de passageiros e cargas e como funciona os Píeres e aqui no Terminal Hidroviário”.

O professor de Inglês, Jean Costa, parabenizou a iniciativa da Sempta “Isso é uma novidade, até para nós professores, muito interessante, pois, a população não conhece a Secretaria dos Portos e esse importante trabalho que ela desenvolve no municipio, levando os alunos da teoria para a prática é muito bom. temos alunos que não saem do seu espaço de convivência, do seu bairro, e agora tem a oportunidade de conhecer o Píeres, juntamente com o trabalho dos agentes de fiscalização até no Terminal Hidroviário. Futuramente podem fazer parte de toda dinâmica portuária, seja como viajante, ou até mesmo como profissional”, finalizou.

A programação, que contou com a parceria das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Mobilidade e Trânsito (SMT),  inclui passeios com as crianças para que conheçam os Píeres, a estrutura e o funcionamento do Terminal Hidroviário de Santarém, que é referência no transporte de passageiros e cargas. Em setembro as ações do Projeto serão direcionadas para a área portuária do Distrito Balneário de Alter do Chão, por conta do Sairé 2025.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.