A Comissão Organizadora da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT da empresa JT de Sousa Logística e Serviços de Apoio Portuário recebeu na manhã desta quarta-feira (24) uma equipe de agentes de fiscalização portuária da Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta) da Prefeitura de Santarém, para uma palestra sobre a “segurança na navegação. A SIPAT acontece nas dependências da empresa no bairro Maracanã I.
O gestor das Sempta, João Albuquerque elogiou a iniciativa da empresa de promover conhecimentos para uma navegação segura.
“A empresa está de parabéns, por proporcionar um momento como este, de troca de conhecimentos, com foco na promoção da conscientização da segurança aquaviária, com embasamento na nossa Lei Municipal n° 22.062/2024, com foco no embarque e desembarque de cargas e passageiros, além das questões que norteiam a educação ambiental, principalmente os cuidados com os nosso rios, a partir da nossa área portuária, que isso é uma somatória para uma melhor qualidade de vida, dos portuários”, destacou.
No evento, foi destacado também, a importância da atividade fiscalizatória desenvolvida pela SEMPTA, que em sua essência um trabalho voltado para umas cultura de cooperativa com os demais órgãos governamentais da esfera Estadual e Federal, e a iniciativa privada, como a Empresa JT de Sousa, e a sociedade civil no sentido de garantir o ordenamento portuário, visando a manutenção da segurança para a vida e saúde nas atividades portuárias.
"Na palestra tratamos sobre a Lei Municipal que rege toda a atividade portuária, com foco na segurança da atividade aquaviária, e nesse sentido, foi apresentado as competências da Secretaria Municipal de Portos e Transportes Aquaviário, a SEMPTA, principalmente sobre o ordenamento de atracação, de modo que tantos os portuários, quanto os usuários, desse importante modal, tenham a máxima segurança.", destacou o agente de fiscalização portuário e palestrante, Jozinei Lopes.