1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Portos
  4. Sistema Navegantes é lançado e marca nova fase da gestão portuária e do transporte aquaviário em Santarém
Sistema Navegantes é lançado e marca nova fase da gestão portuária e do transporte aquaviário em Santarém Autor: Divulgação Sempta

Sistema Navegantes é lançado e marca nova fase da gestão portuária e do transporte aquaviário em Santarém

Neysle Magalhães
Publicado em - Atualizado
Ferramenta desenvolvida para cadastramento, controle e acompanhamento de embarcações e operadores fortalece a modernização, a fiscalização e o planejamento do setor hidroviário municipal.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta), lançou nesta quinta-feira (17), no auditório do Centro de Informação e Educação Ambiental (Ciam), o Sistema Navegantes, uma plataforma inovadora criada para modernizar a gestão do transporte aquaviário e das atividades portuárias no município.

Desenvolvido para atender às necessidades de organização, integração e controle do setor hidroviário, o sistema permitirá o cadastramento, monitoramento e acompanhamento de embarcações e operadores que atuam em Santarém, fortalecendo as ações de ordenamento portuário, fiscalização, planejamento e gestão administrativa.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Portos e Transporte Aquaviário, João Albuquerque, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da cidade.

“Estamos dando um passo importante para a modernização da gestão pública. O Sistema Navegantes vai proporcionar mais organização, eficiência e segurança ao setor aquaviário, além de oferecer informações estratégicas para o planejamento das ações da secretaria e para o crescimento sustentável de Santarém”, afirmou.

O agente portuário Robson Lima ressaltou os benefícios da ferramenta para o dia a dia das operações.

“O sistema permitirá um controle mais preciso das atividades desenvolvidas no setor, facilitando o acompanhamento das embarcações e contribuindo para uma atuação mais eficiente da gestão portuária”, observou.

Responsável pelo desenvolvimento da plataforma, Frederic Silveira apresentou as funcionalidades do Sistema Navegantes e explicou como a tecnologia contribuirá para a integração das informações e a tomada de decisões.

“O objetivo foi criar uma ferramenta intuitiva, segura e eficiente, capaz de reunir dados essenciais para a gestão do transporte aquaviário e das operações portuárias. Com isso, será possível ter uma visão mais ampla e integrada do setor”, destacou.

Representando a Capitania Fluvial de Santarém, o capitão de corveta Jander Feitosa enfatizou a relevância da iniciativa para o município.

“Isso é um verdadeiro avanço para todos. Para o turismo, para a geração de empregos e para tornar a cidade mais segura e mais rentável para a população. Agradeço o convite e coloco a Capitania à disposição para apoiar o que for necessário nessa iniciativa”, afirmou.

Em um município onde os rios desempenham papel fundamental na mobilidade, na economia e no turismo, o Sistema Navegantes surge como uma resposta às demandas de crescimento e modernização do setor, promovendo mais eficiência, transparência, segurança e qualidade nos serviços oferecidos à população.

Com o lançamento da plataforma, a Prefeitura de Santarém reafirma seu compromisso com a inovação, a valorização do transporte aquaviário e a construção de uma gestão pública cada vez mais moderna, eficiente e conectada às necessidades dos santarenos.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.