Cerca de 40 alunos da Escola Dom Floriano, do bairro Maracanã, participaram na manhã desta quarta-feira (19) de uma aula diferente por meio do Projeto “Sempta na Escola”. A iniciativa tem como objetivo disseminar informações sobre o ordenamento portuário e sua importância para o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e social da região. A atividade, promovida pela Prefeitura de Santarém e coordenada pela Secretaria Municipal de Portos e Transportes Aquaviário (Sempta), levou os estudantes para um passeio pelas áreas portuárias do município.

O gestor da Sempta, João Albuquerque, acompanhou a recepção dos educandos na Rampa Pública e destacou a relevância do Projeto.
“Este Projeto é importante para que possamos entender como funciona toda a área portuária da nossa cidade. Nossos técnicos e agentes de fiscalização vão explicar o funcionamento da Rampa Pública, dos píeres e do Terminal Hidroviário, além de reforçar a importância dessas estruturas para o desenvolvimento econômico e social, e para o cuidado com o meio ambiente ao longo dos rios e praias”, afirmou.

João Albuquerque reforçou ainda que a Rampa Pública não deve ser utilizada como estacionamento nem para carga e descarga de mercadorias, sendo destinada ao embarque e desembarque de lanchas de esporte e recreio e a serviços públicos emergenciais, como as lanchas do SAMU e do Corpo de Bombeiros.
A chefe de Planejamento Portuário, Evaneila Pereira, avaliou a atividade desta quarta-feira como positiva.
“Foi uma etapa muito produtiva. Os alunos participaram ativamente e demonstraram grande interesse nas explicações da equipe. Muitos deles ainda não conheciam as áreas visitadas hoje, então o Projeto cumpriu seu objetivo”, destacou.

O aluno Benjamim Manoel da Silva dos Santos compartilhou sua experiência.
“Achei muito importante. Tive a oportunidade de conhecer os píeres e os transportes aquaviários. Aprendi sobre a importância de manter a orla limpa e também que, quando formos viajar, é essencial levar um documento de identificação para garantir nossa segurança.”

A professora Joana Betcel também ressaltou os ganhos pedagógicos da atividade.
“O Projeto é esclarecedor. A equipe explicou a funcionalidade de cada área portuária e as diferenças entre os meios de transporte aquaviários. Nossos alunos conhecem bem os transportes terrestres, mas agora puderam aprender sobre os fluviais, a importância dos rios, os cuidados ambientais e toda a logística de cargas e passageiros. Foi uma manhã muito proveitosa”, avaliou.

A próxima etapa do Sempta na Escola atenderá, em dezembro, os alunos da Escola Sofia Imbiriba, em data a ser divulgada pela Secretaria Municipal de Portos e Transportes Aquaviário.
Autor:
Tadeu Pinho/ CCOM