No último fim de semana, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta), em parceria com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Santarém, realizou uma operação de segurança nos balneários do município. A ação ocorreu no sábado (26) e no domingo (27), com o objetivo de garantir a segurança dos banhistas e coibir atracações irregulares de embarcações.
O secretário da Sempta, João Albuquerque, ressaltou a importância da iniciativa para a segurança tanto dos frequentadores quanto dos condutores de embarcações.
“Temos uma grande missão quando se trata da segurança nas áreas portuárias do nosso município. As rondas de segurança realizadas pela Sempta em conjunto com a Capitania Fluvial são fundamentais para garantir a integridade dos frequentadores e dos trabalhadores que atuam no transporte aquaviário, especialmente em locais como Alter do Chão, onde o fluxo de pessoas aumenta significativamente durante o verão”, destacou.
A ação foi bem recebida por moradores e turistas que frequentam os balneários neste período de alta temporada.
“Reconheço a importância da atuação dos órgãos na praia. A fiscalização portuária é essencial para manter a segurança dos banhistas, especialmente de famílias com crianças e pessoas idosas. Assim, podemos aproveitar o lazer com mais tranquilidade e qualidade”, afirmou a acadêmica de enfermagem, Poliana Estefane, que está de férias em Alter do Chão.
Para Moisés Sardinha, condutor associado à Associação de Turismo Fluvial de Alter do Chão, o ordenamento portuário traz benefícios para os profissionais legalizados. “O ordenamento é muito importante para nós, pois fortalece o trabalho dos associados. Isso ajuda a inibir a atuação de pessoas irregulares no transporte de turistas. Trabalhar na legalidade permite oferecer mais conforto e segurança aos visitantes”, enfatizou.
O turista norte-americano da cidade de Houston, Texas, também reconheceu a atuação da Prefeitura. “Estamos aqui na Praia de Alter do Chão e agradecemos a presença da Prefeitura garantindo a segurança dos banhistas. O controle do tráfego das embarcações evita que naveguem em alta velocidade, permitindo que todos aproveitem a praia com mais segurança”, disse.
Durante todo o verão, a Sempta seguirá realizando rondas de fiscalização e segurança com foco no ordenamento das áreas de praia e na promoção de um ambiente seguro para moradores e turistas que visitam os balneários de Santarém.