Na manhã desta sexta-feira (28), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta), realizou em sua sede uma ação voltada à saúde do homem. A programação foi desenvolvida em parceria com a Estratégia Saúde da Família da UBS Fátima, oferecendo educação em saúde, imunização contra a influenza e testes rápidos para hepatites, HIV e sífilis aos servidores.

O gestor da Sempta, João Albuquerque, destacou a importância da iniciativa.
“Estivemos no início da campanha na Unidade Básica de Saúde de Fátima, onde aconteceram vários atendimentos, inclusive os mesmos que estamos oferecendo hoje. Solicitamos que a Unidade viesse até a secretaria, já que nossos servidores não podiam se ausentar naquele momento para receber os atendimentos. Fomos prontamente atendidos, e hoje nossos colaboradores receberam muitas orientações sobre cuidados e prevenção ao câncer de próstata, além de serem imunizados contra a gripe e realizarem os testes rápidos. Foi um evento muito positivo.”

A ação também contou com palestra sobre prevenção ao câncer de próstata, ministrada pela acadêmica de enfermagem Ana Luiza Freitas.
“É sempre muito importante ir até a comunidade e prestar esse serviço de educação em saúde, conscientizando sobre o autocuidado, especialmente durante o Novembro Azul, que trata da prevenção do câncer de próstata. Abordamos fatores de risco como alcoolismo, tabagismo, histórico familiar, além da idade — já que homens acima de 50 anos precisam procurar atendimento médico para exames como o toque retal e o PSA”, explicou.

A enfermeira Fabiana de Araújo reforçou a relevância da mobilização.
“A ação foi muito boa. É gratificante contribuir com a saúde do homem, pois eles costumam procurar menos os serviços de saúde. Precisamos de iniciativas como esta para dar oportunidade de cuidado, não apenas em novembro, mas durante todo o ano.”
Ao todo, 55 pessoas receberam atendimentos em saúde, incluindo um total de 150 testes rápidos realizados — sendo 37 homens e 18 mulheres testados.
Em um total, de 55 pessoas receberam os procedimentos de saúde.
Autor:
Tadeu Pinho/ CCOM