1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Portos
  4. Prefeitura de Santarém e Sindicato dos Caminhoneiros iniciam diálogo para ordenamento do tráfego de carretas
Prefeitura de Santarém e Sindicato dos Caminhoneiros iniciam diálogo para ordenamento do tráfego de carretas Autor: Tadeu Pinho - Ascom Sempta

Prefeitura de Santarém e Sindicato dos Caminhoneiros iniciam diálogo para ordenamento do tráfego de carretas

Tadeu Pinho
Publicado em - Atualizado
Prefeitura deve começar o trabalho de organização com a implantação de corredor específico para a circulação de carretas que utilizam os portos da Prainha e da zona Leste.

Santarém é uma cidade que está localizada entre duas grandes metrópoles da Amazônia, Belém e Manaus. Sua localização geográfica é estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Oeste do Pará, por conectar Santarém aos mercados regional, nacional e internacional, devido a logística de produtos e serviços que utilizam as suas hidrovias para a importação, exportação e transporte de pessoas.

Há grandes impactos que afetam o cotidiano da população santarena, que precisam ser mitigados, principalmente quando se fala no aumento da circulação de veículos de grande porte pelas via urbanas do município. Por isso, a Prefeitura de Santarém, por meios das Secretaria Municipal de Portos e Transportes Aquaviários (SEMPTA) e de Mobilidade e Transito (SMT), iniciaram hoje, quarta-feira, 9, diálogo com o Sindicato dos Caminhoneiros de Santarém e Região, para informar que a gestão municipal começará um trabalho de organização de um corredor de circulação de carretas que utilizam os portos dos bairros Prainha e da zona Leste da cidade.

O titular da pasta, João Albuquerque, detalhou como será essa organização.

"Atualmente, Santarém é uma referência, quando se fala em organização de portos, por possuir uma estrutura portuária bem definida, pelo Plano Diretor Municipal e o seu marco regulatório de ordenamento e atracação instituído pela Lei nº 22.062, que por se tratar de um assunto bem recente, o governo municipal vem implementando estratégias para melhorar toda infraestrutura de logística para os transportes aquaviários e agora o tráfego de carretas Por isso, estamos iniciando este diálogo para que o caminhoneiros tenham a ciência de que, em breve, teremos definidas as vias de acesso aos nossos portos via terrestre”, disse.

Ainda de acordo com João Albuquerque o setor de engenharia da Sempta, haverá um estudo para definir as vias de acesso das carretas aos portos de Santarém, bem como os possíveis horários para circulação dos veículos.

"Reunimos hoje para buscar soluções, diálogo, com objetivo do ordenamento do trânsito de carretas em Santarém. Criar rotas alternativas para diminuir os impactos que geram algum tipo de prejuízo de trânsito para a população. Discutimos, também, a falta de lugares para as carretas estacionarem, falta de sinalização, ruas que não têm condições para o tráfego de carretas. É necessário haver rotas alternativas para não atrapalhar o fluxo do trânsito e fomos informados que há um estudo para esta finalidade", explicou o presidente do Sindicato do Caminhoneiros, Rosielison da Silva.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.