1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Portos
  4. Prefeitura de Santarém faz inspeção operacional para garantia de acessibilidade nas embarcações
Prefeitura de Santarém faz inspeção operacional para garantia de acessibilidade nas embarcações Autor: Arquivo Sempta

Prefeitura de Santarém faz inspeção operacional para garantia de acessibilidade nas embarcações

Tadeu Pinho
Publicado em - Atualizado
A intervenção aconteceu no Terminal Hidroviário com intuído de orientar os proprietários de embarcações para instalação de rampas com corrimão e pisos antiderrapantes de acordo com as normas de segurança em embarcações e terminais aquaviários

A NBR 9050 é uma norma da ABNT que estabelece diretrizes para a acessibilidade de embarcações e terminais aquaviários. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta), realizou inspeção em embarcações do Terminal Hidroviário de Santarém, com objetivo de garantir conforto, segurança e autonomia, que são os três pilares fundamentais da NBR 9050, para as pessoas que precisam de suporte para a sua mobilidade. A inspeção contou com a parceria da Marinha do Brasil.

O gestor do órgão, João Albuquerque, falou da importância da inspeção: A inspeção operacional realizada no Terminal Hidroviário de Santarém, em parceria com a Capitania do Portos, teve como objetivo principal garantir a acessibilidade nas embarcações. Isso inclui a instalação de rampas portáteis para facilitar o acesso de pessoas com deficiência física e de pessoas com pouca mobilidade, além de melhorar a segurança e eficiência operacional na hora do embarque e desembarque dos passageiros”, detalhou.

 

 

O secretário falou ainda que a acessibilidade é uma exigência nas áreas portuárias e as embarcações que não atendem a essas normas podem enfrentar penalidades e restrições operacionais. Investir em acessibilidade é uma oportunidade de promover um ambiente mais justo e seguro para todos os usuários. A falta de acessibilidade pode resultar em quedas e lesões, especialmente em situações de emergência.

 

As embarcações que foram notificadas, devem se adequar a Norma no prazo de 30 dias a contar do 11 de fevereiro, para a implementação de rampas portáteis com medidas 1,00 m x 0,80 cm, guarda corpo com 0,80 cm de altura e piso antiderrapante ou com, sendo o mesmo em madeira ou chapa de ferro.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.