Nesta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Portos e Transportes Aquaviários (Sempta), recebeu em reunião, a Associação de Armadores Fluviais do Baixo Amazonas, que entregou demandas para melhorias das condições de atendimentos nos píeres do município. Estiveram acompanhando a entidade, os vereadores Renilson Vinte (PSD) e Ivanira Figueira (PSD).
O gestor da Sempta, João Albuquerque, detalhou aos representantes da entidade e aos vereadores presentes, os procedimentos que estão em andamento, no início desta gestão.
“Estamos com pouco mais de um mês à frente da Sempta e a primeira missão dada para a nossa equipe foi fazer uma avaliação na estrutura dos píeres. Na ocasião, visualmente, percebemos as reais condições, mas é preciso fazer uma avaliação mais detalhada e isso está em andamento. Vimos também que precisamos de um melhor ordenamento, definindo onde cada embarcação deve atracar e as responsabilidades das concessionárias e de cada embarcação, quanto à questão da manutenção e limpeza do local, desde a questão de iluminação, água e o descarte e coleta de resíduos sólidos", explicou o secretário.
De acordo com João Albuquerque, a Secretaria, também, estuda a melhor maneira de realizar o embarque e desembarque de passageiros e de cargas.
"Está em estudo a melhor maneira quanto aos horários e os pontos para o embarque e desembarque de cargas, que, atualmente, está prejudicando, principalmente, o trânsito nos horários de 10h às 14h, na Avenida Tapajós, entre a Praça da Matriz e o píer que fica em frente à empresa Coman. Assim que o estudo estiver pronto, vamos iniciar um processo de melhorias nesse ordenamento".
O presidente da Associação, Manuel Sarmento, afirmou que este é o início de um trabalho em conjunto e todas as necessidades serão apresentadas à gestão.
"A Secretaria de Portos é uma conquista nossa enquanto entidade, que lutou para ter esse órgão para contribuir na melhoria do ordenamento portuário, principalmente dos píeres, que precisam de manutenção. Hoje, os píeres precisam de uma pintura, tem áreas que estão sem tinta e ficam até escorregadias. Fomos bem recebidos e vamos trabalhar juntos, apresentando as pautas e buscar as soluções para este serviço".
Está no planejamento da Sempta, o cadastro de todas as embarcações que precisam atracar em Santarém, com a finalidade de fazer um melhor ordenamento, principalmente porque o município trabalha para implantar mais dois píeres e precisará ordenar estes equipamentos, além disso há um projeto para a implantação de monitoramento através de câmeras, para garantir mais segurança aos usuários dos locais de embarcações.