3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: Prefeitura entrega a primeira etapa da duplicação da Avenida Cuiabá, mais uma grande obra de mobilidade urbana
Santarém 363 anos: Prefeitura entrega a primeira etapa da duplicação da Avenida Cuiabá, mais uma grande obra de mobilidade urbana Autor: Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
Além da Cuiabá, a prefeitura, também, entregou a pavimentação da Rua Monte Alegre, que corta o bairro do Santo André.

Em sete anos e seis meses da gestão do prefeito Nélio Aguiar, Santarém recebeu mais de 160 km de vias pavimentadas nesta sexta-feira, 21, véspera do aniversário de 363 anos da Pérola do Tapajós, foram entregues mais 2,6 km de malha asfáltica em duas vias importantes: a Avenida Cuibá - primeiro trecho da duplicação - e a Rua Monte Alegre, no bairro Santo André.

A primeira etapa da Avenida Cuiabá, no perímetro entre o viaduto da Rodovia Engenheiro Fernando Guilhon e a rotatória da Avenida, foi a primeira via entregue. A cerimônia contou com a presença do governador do estado do Pará, Helder Barbalho, dos deputados estaduais Eraldo Pimenta, Josué Paiva e Maria do Carmo e dos deputados federais Priante, Henderson Pinto e Júnior Ferrari, além do Prefeito Nélio Aguiar, o ex-deputado estadual José Maria Tapajós, secretários municipais, vereadores e demais autoridades e a sociedade em geral.

A mobilidade no trânsito na Avenida Moaçara, no perímetro urbano, por muito tempo foi tema de inúmeros debates em diversas esferas. Dezenas de acidentes, alguns até fatais, foram registrados ao longo da via, e foi pensando em amenizar os impactos que a Prefeitura de Santarém começou a elaborar um projeto por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) para melhorar a trafegabilidade e garantir a segurança de pedestres e condutores de veículos que por ali passam.

A ideia da duplicação surgiu após reuniões com órgãos de segurança e engenharia de Santarém, após a municipalização de parte da BR 163, que antes era de responsabilidade do governo federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Para o prefeito Nélio Aguiar, a duplicação é um sonho que saiu do papel e que ajudou a reduzir significativamente o número de acidentes no local.

"Não há o que negar, os números são claros quando mostram que um trecho duplicado, asfaltado e com as divisórias corretas diminui o índice de acidentes no trânsito. Desde que começamos a obra, nenhum acidente fatal foi registrado aqui nesse trecho da Cuiabá, mesmo ela ainda em fase de conclusão. E para nós isso é gratificante, pois valeu a pena a gente ter solicitado o trecho para o município, valeu a pena a luta por recursos, e valeu a pena ver que a porta de entrada à nossa cidade está ficando cada vez melhor".

A duplicação da Avenida Cuiabá faz parte do convênio n° 270/2022-SEOP, com contrapartida da emenda parlamentar do deputado federal Junior Ferrari e contratualmente terá extensão de 2.910,00 metros. Com a inauguração do primeiro trecho, restam 1.210 m a serem executados.

A duplicação foi executada pela empresa USITECH SOLUÇÕES COMÉRCIO E SERVIÇOS E LOCAÇÃO LTDA, contratada pela Seminfra por meio de processo licitatório. Foram realizados serviços de terraplenagem, pavimentação em C.B.U.Q., calçada, rotatória, drenagem profunda, drenagem superficial e sinalização.

Rua Monte Alegre

Outra via inaugurada durante a programação do aniversário de Santarém, foi a Rua Monte Alegre, localizada no bairro Santo André, entre a Rua Diamantino e a Avenida Sergio Henn que recebeu 920 metros de pavimentação asfáltica, além de serviços de terraplanagem, drenagem superficial, implantação de meio-fio e calçada com piso tátil e sinalização horizontal e vertical.

Para o secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões, apesar dos desafios de fazer uma via em pleno "inverno amazônico", o resultado de uma via pavimentada representa ainda o espírito em equipe de todo um corpo de profissionais que se dedicam em ouvir a população e planejar da melhor forma uma execução bem feita.

"É sempre gratificante quando a gente olha o resultado de um trabalho que sempre é feito em equipe, aqui, literalmente tem as mãos e as mentes de centenas de pessoas, inclusive dos moradores que nos ajudaram a pavimentar essa via que é tão importante para quem mora aqui no Santo André".

A Rua Monte Alegre faz parte de um pacote de 21 ruas contempladas por um convênio fruto de emenda parlamentar do ex-deputado estadual José Maria Tapajós. Os serviços na rua Monte Alegre foram orçados no valor de R$ 2.949.756,86.