3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: Prefeitura entrega muro de contenção e urbanização da orla do Distrito de Boim
Santarém 363 anos: Prefeitura entrega muro de contenção e urbanização da orla do Distrito de Boim Autor: Agência Santarém

Luan Rodrigues
O aparelho público atende a demanda da população local tornando-o mais um ponto turístico da região do Tapajós.

O Distrito de Boim, localizado na região do Tapajós, já conta com um novo lugar de lazer e contemplação. O prefeito Nélio Aguiar e sua comitiva de governo estiveram ontem, sexta-feira, 28, na região realizando a entrega do rip-rap e urbanização da orla em frente ao distrito. O aparelho público atende a demanda da população local tornando-o mais um novo ponto turístico, além de trazer uma série de benefícios como conter as erosões do solo, garantir qualidade e segurança na atracação de embarcações, e proteger, principalmente, o patrimônio cultural do local, que é a Igreja de Santo Inácio de Loiola. O evento fez parte da programação de aniversário dos 363 anos da Pérola do Tapajós.

Uma grande festa foi preparada pelos moradores para celebrar o feito histórico. A muito tempo o projeto era esperado pela população que a partir de agora poderá contemplar o rio Tapajós em um local belo e aconchegante. O investimento foi de mais de R$ 500 mil, fruto de convênio firmado entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

O prefeito Nélio Aguiar, juntamente com sua comitiva de governo, e os moradores percorreram alguns trechos da orla para celebrar a conquista. Na ocasião, destacou a importância do novo espaço para a população.

"As obras de infraestrutura estão chegando aos quatro cantos do município, beneficiando, também, as comunidades ribeirinhas. Temos muitos investimentos na cidade, mas estamos, também, trabalhando nas regiões de rios, executando obras de infraestrutura, saúde e educação para a população santarena. O exemplo é esta orla que estamos entregando que vai melhorar a qualidade de vida da população e frequentadores, oferecendo um novo espaço para lazer e serviços”, disse o prefeito.

Na localidade, foram urbanizados 1.125 metros quadrados com rip-rap; 70 metros de calçada; drenagem, escadaria de concreto, guarda corpo para orla, pintura, além de iluminação em LED.

Para o agente distrital, Cirino Roque, o novo espaço ajudará no desenvolvimento turístico da região.

"Com certeza é uma alegria para a gente e para as comunidades do entorno que agora poderão visitar Boim e contemplar um novo espaço de lazer. É uma das obras mais maravilhosas que eu já pude ver aqui na região. E o povo aqui está muito feliz, o sentimento é de gratidão”, agradeceu.

Para deixar o espaço como a população merece, o governo investiu R$ 593.850,89, sendo, R$ 442.558,86 recurso provenientes do Estado e R$ 151.292,03, contrapartida municipal. Recursos que foram pleiteados pelo ex-deputado estadual José Maria Tapajós, que também participou do ato de entrega, em parceria com o governador Helder Barbalho e o prefeito Nélio Aguiar.

O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, ressalta a importância da parceria para o desenvolvimento na zona rural.

"É um momento de muita felicidade poder estar entregando essa obra para a população da região do Tapajós. São muitos os avanços que temos conseguido por meio de parcerias, a exemplo do ex-deputado José Maria Tapajós com o nosso prefeito Nélio Aguiar, levando assim dignidade aos nossos munícipes. São parcerias que somam esforços e melhoram a qualidade de vida das famílias nas comunidades rurais”, disse Costa.

Mais obras

O distrito também recebeu da Prefeitura, através da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) a instalação de 32 luminárias públicas em LED, com potência de 40 Watts, que modernizou o serviço de iluminação pública no local. Um investimento inédito que totaliza R$ 72.224,59.

Outra importante benfeitoria foi a revitalização da praça local. A intervenção foi executada pela Secretaria de Agricultura e Pesca. A medida deixou o logradouro público mais inclusivo e agradável para as crianças e famílias. A obra contemplou a revitalização de brinquedos e instalação de novos, pinturas, reforma dos bancos, além de revisão e podagem de toda a vegetação do local.