3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: Prefeitura inaugura a Escola Alfredo Cerdeira na comunidade Boa Fé, região do Lago Grande
Santarém 363 anos: Prefeitura inaugura a Escola Alfredo Cerdeira na comunidade Boa Fé, região do Lago Grande Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Foi a 23ª obra entregue na área da educação, na programação dos 363 anos de Santarém.

Ainda na região do Lago Grande, o prefeito Nélio Aguiar e comitiva inauguraram nesta sexta-feira (5) a mais nova escola do município. A agora denominada Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Alfredo Cerdeira - até dezembro do ano passado era chamada escola Boa Fé e mudou a partir da Lei nº 22.045 de 21 de dezembro de 2023 - foi inaugurada em meio a uma grande festa na comunidade.

Fundada em 4 de março de 1987, portanto, atuando há 37 anos na educação da comunidade, a escola, que atende 72 alunos na polo e 167 incluindo os cinco anexos, ganhou novo prédio, construído com bloco administrativo incluindo secretaria, diretoria, sala dos professores, sala do pedagogo e sala de AEE, bloco de serviço com cozinha, depósitos e banheiros e 4 salas de aula. Um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão (R$1.498.657,39).

A escola possui sob sua jurisdição cinco escolas anexas (Escola São João Batista, Escola São Cristóvão, Escola São Lázaro, Escola Vicente Régis, Escola Santa Inês e Sala Externa Lázaro Matos de Araújo). Atende nos turnos matutino e vespertino, sendo 01 turma de Educação infantil, 07 turmas multisseriadas do 1º ao 5º ano, 04 turmas do 6º ao 9º ano e alunos de Educação Especial.

“Receber essa escola foi tudo de bom, para nós foi uma felicidade muito grande já que antes eram salas improvisadas, cobertas com palha, não tinha conforto aos nossos alunos. Hoje, com certeza, eles são muito gratos por isso”, relata a diretora Tereza Cardoso.

A secretária municipal de Educação, Maria José Maia, fala sobre a importância desta obra.

"Com certeza é um novo tempo para a educação da comunidade. Os alunos terão mais autonomia para desenvolver suas habilidades, assim como os professores poderão ensinar de forma adequada".

Alfredo Cerdeira foi a 23ª obra entregue na área da educação na programação dos 363 anos de Santarém.

"É um marco na programação de aniversário. Escolas e quadras cobertas. Mais de 20 obras que com certeza servirão para a formação de centenas de alunos".