1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: emoção e fé marcam a 88ª edição do círio fluvial de São Pedro
Santarém 363 anos: emoção e fé marcam a 88ª edição do círio fluvial de São Pedro Autor: Agência Santarém

Santarém 363 anos: emoção e fé marcam a 88ª edição do círio fluvial de São Pedro

Fernanda Rabelo
Publicado em - Atualizado
Mais de 40 embarcações fizeram parte do cortejo.

A Colônia de Pescadores Z-20, em parceria com a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizaram a tradicional procissão fluvial de São Pedro. Esta foi a 88ª edição do círio fluvial, ocasião em que fieis agradeceram pelo ano vencido e os pescadores pelas bênçãos recebidas. 

 

 

A procissão é uma das manifestações mais importantes da região, onde o religioso, o cultural e o social se fundem em um momento único. A expressão da fé tem um forte apelo ao turismo religioso que é um segmento de mercado do turismo que difere dos demais porque tem como motivação fundamental a fé das pessoas.

 

Raimundo Amarildo, diretor de Relações Públicas da Z-20 falou sobre a alegria pela realização de mais uma procissão fluvial.

 

"Acima de tudo cremos nas providências de São Pedro que foi um homem pescador, humilde, um homem pobre, mas acima de tudo ele era um homem que acreditava naquilo que ele ia fazer. A gente foi homenageado por Jesus Cristo como dono da chave, do reino do céu, isso para nós é um orgulho muito grande fazer parte dessa caminhada, dessa história e muito mais comemorando esse evento tão importante para todos nós e para Santarém, gostaria aqui de deixar nossa gratidão ao prefeito Nélio Aguiar e ao secretário de Turismo, Eliziário, por todo apoio em nossa festividade e pela participação efetiva de todas as suas equipes".

 

 

Rosineide de Sousa, devota de São Pedro, acha importante manter a tradição pelos 88 anos de procissão fluvial. Pescadora e devota diz que começou a pedir pelo santo quando começou a pescar ainda muito jovem, pedia por abundância nos dias mais difíceis. 

 

"É lindo ver essas pessoas nesse momento de devoção e agradecimento pelo ano que passou. Sempre pedi e sempre fui atendida por São Pedro, a ele toda minha devoção".

 

Para o secretário municipal de Turismo, Eliziário Bastos, é uma satisfação poder contribuir e participar desse momento tão importante para a Z-20 e para o município de Santarém. 

 

 

"Pude participar da assembleia, que reuniu toda a diretoria e os núcleos de base da colônia e em seguida do círio fluvial. É um momento de fé e agradecimento. O prefeito Nélio Aguiar sempre foi um entusiasta dessa grande e a Prefeitura é parceira da Z-20 em mais uma edição da festa, que é importante para o município pois impulsiona o turismo religioso e fomenta a geração de renda".

 

Galeria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.