3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: terminal para ferry boats é mais um avanço no modal hidroviário do município
Santarém 363 anos: terminal para ferry boats é mais um avanço no modal hidroviário do município Autor: Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
Também chamado de retroporto, o terminal ajudará o acesso de passageiros e motoristas às embarcações.

Mais um avanço no modal hidroviário do município. Na última sexta-feira, 22, em comemoração aos seus 363 anos, a Pérola do Tapajós ganhou um novo terminal, para facilitar a o acesso aos ferry boats. O terminal, conhecido como retroporto, fica anexo ao lado esquerdo de quem desce o porto do D.E.R.

"Uma obra como essa beneficia toda a população que depende dos portos, seja para ganhar seu dinheiro ou seja para viajar. Isso só foi possível por conta da parceria estreita que temos entre os governos", disse o governador Helder Barbalho, presente à inauguração.

O terminal conta com uma rampa pavimentada em concreto armado, suficiente para garantir o tráfego de pedestres e veículos de todos os tamanhos e pesos, além de uma cobertura metálica para acomodar os passageiros que utilizam as embarcações.

"Nossa cidade tem crescido muito nos últimos anos, com isso são mais barcos fazendo linha aqui para Santarém e, consequentemente, temos que ter um lugar para receber essas embarcações e os passageiros que delas desembarcam ou embarcam. A ideia é de que o retroporto possa receber as embarcações do tipo ferryboat e equilibrar o fluxo de embarcações ao longo dos portos que temos em nossa cidade", explicou o prefeito Nélio Aguiar.

A obra faz parte do convênio n° 013/2022-SEPLAD, no valor de R$ 4.281.583,45. Os serviços foram executados pela empresa Moita Pessoa Serviços de Construção Civil LTDA, vencedora de um pregão eletrônico organizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

À esquerda o Terminal Hidroviário de Santarém e à direita o terminal para acesso de ferry boats ou retroporto.

"Foi um trabalho árduo, porque aqui a gente tem que contar expressamente com o apoio da natureza, porque é uma obra na beira de um rio que horas está enchendo e horas está secando, por isso que tivemos que aproveitar o período da vazante para poder aplicar o material que apesar de ter uma secagem rápida, exige precisão na hora de aplicar. Mas o resultado é sempre proveitoso, saber que uma obra dessa beneficiará por longos anos milhares de pessoas, é gratificante", disse o engenheiro Daniel Simões, titular da Seminfra.

O Terminal Hidroviário para Ferryboat/Retroporto passa a ser gerido pela Secretaria Municipal de Portos e Transportes Aquivários (Sempta), a partir de normativas municipais, estaduais e federais.