3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: inauguração da Sala da Inovação marca o aniversário de 17 anos do Centro de Atendimento Social
Santarém 363 anos: inauguração da Sala da Inovação marca o aniversário de 17 anos do Centro de Atendimento Social Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Geisa de Oliveira
Mais de 40 mil pessoas foram atendidas pela unidade entre 2023 a maio de 2024.

Uma solenidade, ontem, quarta-feira, 26, marcou o aniversário de 17 anos do Centro de Atendimento Social (CAS/CAEC). A comemoração veio com um presente para a população de Santarém, a inauguração da Sala de Inovação, um espaço onde serão discutidas ideias a respeito das problemáticas identificadas no município.

Em 2023, o CAS/CAEC atendeu aproximadamente 30 mil pessoas e de janeiro a maio deste ano, mais de 12.500 pessoas já utilizaram algum serviço disponibilizado pela unidade. De acordo com dados de relatório de Programas e Ações do Ministério da Cidadania, em Santarém, há 97.814 famílias cadastradas no CadÚnico e 48.133 famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família, uma grande demanda para a região.

O Centro de Atendimento Social CAS/CAEC é um equipamento público gestor do CADASTRO ÚNICO, vinculado à gestão do Núcleo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gerido pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Tem como objetivo atender o público-alvo do Cadastro Único e os demais atendimentos sociais e de cidadania. Este espaço, também, conta com apoio e parcerias de postos de secretarias municipais, estaduais e instituições federais e conta com postos de atendimentos e coordenações como Secretaria de Mobilidade e Transito (SMT), Polícia Civil, Centro de CTPS - Emissão da Carteira de Trabalho, Núcleo de Trabalho Emprego e Renda (NTER) e Acessuas Trabalho.

O espaço oferta os seguintes atendimentos:

- Cadastro Único (Inclusão, Atualização e transferência de cidade e domicílio)

- Carteira Interestadual do Idoso

- Carteira de Identificação do Autista

- Emissão da Carteira de Registro Geral (RG)

- Carteira de Trabalho Digital

- Atendimento Social

- Emissão do cartão de estacionamento para pessoas idosas e com comorbidades e PCD's

- Sala de Inovação

- Atendimento da Caixa Econômica Federal

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, agradeceu a coordenação e a equipe por estarem, diariamente, atendendo a população.

"Dia de alegria em poder comemorar os 17 anos deste espaço tão importante para a nossa população. Aqui ofertamos muitos serviços, pois gerimos o Cadastro Único, benefício do governo federal, entre outros tão significativos para todos que aqui procuram. Quero agradecer a coordenação e, também, todos os colaboradores pelo trabalho e que cada vez mais possamos atender melhor a nossa população".

O prefeito Nélio Aguiar afirmou que o espaço é referência em um dos principais objetivos que é de cuidar das pessoas.

"Aqui é um espaço importante para a população, pois trabalha com o Cadastro Único, fazendo com que as pessoas tenham acesso ao Bolsa Família e a gente tem cuidado também nos oito CRAS,  na cidade e na região de rios, a gente tem mais de 47 mil famílias neste programa. Então isso é fruto de todo um trabalho, o programa social existe, mas se a gente não se organizar, se a gente não tiver nossas atendentes e os nossos atendentes, recebendo vocês, além do Bolsa, temos outros programas, outros benefícios como a tarifa social de energia que dá descontos consideráveis nas contas da população e as famílias precisam só vir e atualizar para não perder esse benefício que gera economia e ajuda em outras despesas familiares".

Outro grande momento da comemoração foi a inauguração Sala de Inovação, que irá incentivar projetos de políticas públicas em parceria com instituições locais. O objetivo é criar um ambiente para o diálogo com as instituições e as outras secretarias do município, visando a construção conjunta de políticas públicas.

Celsa Brito explicou que o projeto, que surgiu de uma chamada pública promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em colaboração com a União Europeia, foi elaborado pela técnica Roselene Andrade e obteve uma das maiores pontuações no processo seletivo. A iniciativa foi construída ao longo de vários anos de diálogos e intercâmbios entre Santarém e Portugal, culminando no projeto "Inova Juntos".

"A Sala de Inovação, agora vinculada à Assistência Social, está pronta para receber diversas pastas do governo, instituições de ensino, estudantes e outros setores da sociedade civil, dialogando para trazer soluções de novas políticas públicas. Ao final desse projeto, tivemos a implantação da sala de inovação, onde vamos disponibilizar um banco de dados para a construção de novas soluções".

A partir desses dados, segundo o prefeito Nélio Aguiar, haverá melhor direcionamento.

"Esse espaço passa a ser muito mais importante quando se trata da questão de banco de dados do município. A partir desses dados, poderemos direcionar as nossas gestões. A nossa gestão é relacionada à questão de políticas públicas e quem ganha com isso é a população de modo geral. E o município avança com a inserção de um espaço como esse dentro de nossa política", observou o gestor.