3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: Centro de Artesanato do Tapajós Cristo Rei comemora 9 anos de fundação
Santarém 363 anos: Centro de Artesanato do Tapajós Cristo Rei comemora 9 anos de fundação Autor: Agência Santarém

Fernanda Rabelo
Equipamento público abriga 16 boxes permanentes e mais 3 rotativos que trabalham com exposição e venda de artesanato.

A Prefeitura de Santarém, por meio da da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), comemorara os 9 anos de fundação do Centro de Artesanato do Tapajós Cristo Rei. O equipamento público foi fundado no dia 22 de junho de 2015 e tem como objetivo promover a cultura, alavancar o turismo e fomentar novos negócios, além de proporcionar à sociedade um grande atrativo turístico e de entretenimento, levando os turistas a conhecerem a história do município, contada em peças de artes feitas manualmente. A cerimônia contou com a presença da sociedade e de autoridades, entre elas o prefeito Nélio Aguiar, os secretários Emir Aguiar (Semg), Joacir Noronha (Semdec), Paulo de Jesus (Semad), Josilene Pinto (Sefin), Alberto Portela (chefe de Gabinete), José Maria Lira e o ex-deputado estadual José Maria Tapajós.

A artesã Maria da Conceição afirma que o Centro funciona como uma grande fonte de renda para ela e sua família.

"Eu entrei aqui com o clube de mães, apoiado pelas Semtras e permaneço até hoje com as meninas, que é um grupo. O centro é muito importante, pois daqui do espaço podemos criar nossos filhos com a renda que tiramos, manter nossas famílias e ajuda a quem só quer mesmo aumentar a renda. Tem vários tipos de artesanato que contribui e hoje em dia a internet facilitou bastante a divulgação. Então muitos colegas já fazem isso com o suporte da Semtur, vendem para fora, então no caso já facilita bastante para a gente ter um local como esse".

Para o secretário de Turismo, Eliziário Bastos, o equipamento público é de suma importância para os artesãos.

"Só aqui no Cristo Rei trabalham 300 artesãos com amparo da Prefeitura de Santarém, através da Semtur. No município de Santarém há 600 artesãos cadastrados no Programa de Artesanato Brasileiro [PAB], que dá benefícios para a classe. Fica aqui o meu agradecimento ao prefeito Nélio por não esquecer dos artesãos em seu governo, dando suporte e um local adequado para trabalharem".

O prefeito Nélio Aguiar lembrou a tradição que o governo vem mantendo nesses quase 8 anos à frente da Prefeitura, que é de comemorar, juntamente, com os artesãos o aniversário do Cristo Rei.

"O Cristo Rei é uma referência e eles são muito importantes para nós, para Santarém. Nesse espaço, a gente consegue juntar as várias origens do artesanato, do Eixo Forte, do Arapiuns e de várias comunidades, a gente consegue um verdadeiro shopping do artesanato. É um centro aqui de artesanato que facilita para a população santarena, facilita para o turista, para os visitantes que vêm atrás, conhecer o nosso artesanato, comprar suas lembranças aqui. E a gente fica muito feliz pelo sucesso desse centro do artesanato, desejamos muito sucesso para eles, estaremos sempre apoiando o trabalho que eles fazem pelo artesanato em Santarém".