Após vistoria em alguns pontos da área urbana da orla, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta), iniciou um trabalho para a manutenção dos guarda-corpos, deteriorados pela ação do tempo, com o objetivo de oferecer mais segurança aos frequentadores do local. O trabalho é uma ação conjunta entre a Sempta e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
De acordo com o titular da Sempta, João Albuquerque, durante a vistoria técnica do setor de engenharia, foi detectada a necessidade de reparos.
"Solicitamos ao nosso setor de engenharia que vistoriasse as condições estruturais da orla, para iniciarmos um trabalho de manutenção. Nesta vistoria, foi detectado que haveria a necessidade de reparos e até a recolocação de alguns guarda-corpos, principalmente para a garantia da segurança das pessoas que transitam pela orla, seja para o lazer ou para atividades laborais. Após o parecer técnico, encaminhamos à Seminfra as demandas para sanar os problemas estruturais nos pontos averiguados", informou.
A área de engenharia da Sempta procedeu a vistoria na orla da Avenida Tapajós e na Vila Arigó.
"Identificamos não somente, os guarda-corpos, que pela ação do tempo foram se deteriorando, mas, também, locais de atracação de embarcações irregulares, que por lei, são proibidas de utilizar o muro de contenção e guarda-corpo para essa finalidade”, explicou o assessor técnico de engenharia da Sempta, Neto Miranda.
A lei municipal nº 22.062, de 11 de janeiro de 2024 determina que é proibida a atracação de embarcações de qualquer tipo ou tamanho, no muro de contenção e guarda-corpo, das orlas municipais.