1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Portos
  4. Agentes de Fiscalização Portuária concluem curso Especial para Tripulação de Embarcação de Estado no Serviço Público
Agentes de Fiscalização Portuária concluem curso Especial para Tripulação de Embarcação de Estado no Serviço Público Autor: Tadeu Pinho

Agentes de Fiscalização Portuária concluem curso Especial para Tripulação de Embarcação de Estado no Serviço Público

Tadeu Pinho
Publicado em - Atualizado
O curso de teve a duração de cinco dias foi ofertado pela Marinha do Brasil

Na manhã desta sexta-feira, 14, Agentes de Fiscalização Portuária da Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta), da Prefeitura de Santarém, concluíram o curso “Especial para Tripulação de Embarcação de Estado no Serviço Público”. O curso foi ofertado pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Santarém e teve principal objetivo de qualificar servidores públicos para conduzir embarcações de até oito metros de comprimento.

O gestor da Sempta, João Albuquerque falou da importância do curso para contribuir com o trabalho dos ficais.

“Quando falamos de fiscalização portuária, não estamos tratando somente da Orla na frente da cidade, mas de todos os pontos de atracação de embarcações, sejam elas na área urbana, ou nas comunidades do interior do município. Com o curso que os nossos fiscais concluem, hoje, terão mais condições de orientações em atitudes que não trazem segurança para a vida humana. Parabéns aos nossos fiscais que concluíram e receberam a carteira de condutores de embarcações”, destacou.

O comandante da Capitania dos Portos de Santarém, o capitão de Fragata Oziel Marçal de Aguiar, ao fazer a entrega da certificação e entrega da habilitação aos fiscais da Sempta, falou sobre os ganhos que o serviço público municipal terá com a qualificação dos profissionais. “Parabenizamos a Sempta, por oportunizar a sua força de trabalho, nesses dias de curso. Hoje você tem com uma mão de obra mais qualificada, com esses novos conhecimentos, então ficamos muitos felizes, de ver essa diversidade de instituições, dando a importância a qualificação", frisou.

“Um curso de cinco dias. Tivemos, tanto aula teórica, quanto prática, de estrutura de embarcação, de carta náutica, primeiros socorros, comunicação, uma série de outros assuntos, que vamos usar na nossa vida profissional.  Seremos multiplicadores, pois nossa missão é passar para nossos colegas. Hoje formamos uma rede de segurança nas missões portuárias para facilitar o nosso trabalho. Também, tivemos aula prática, para termos experiência na condução de lanchas e moto-aquática”, explicou a servidora Nayana Alves, sobre o desenvolvimento do curso.  

Falou ainda que, era preciso um curso como este, para sanar dúvidas do seu cotidiano e inclusive para ampliar o campo de ação da fiscalização, que agora estão habilitadores para ir além dos limites da Orla, para um serviço mais eficiente e contribuir mais ainda, com a segurança da navegação e com os trabalhos da secretaria de Portos.

Durante o curso, foram abordados os seguintes conteúdos:

- Estrutura da embarcação

- Navegação

- Balizamento

- Manobras com embarcação

- Comunicações

- Primeiros socorros

- Condução de motor de popa

- Sobrevivência do naufrágio

- Combate a Incêndio

- Legislação

Além dos agentes de fiscalização portuária a Marinha do Brasil formou servidores públicos dos seguintes órgãos: Polícia Militar do Pará, Polícia Civil do Pará, Polícia Federal, ICMBio e Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.