1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. 360 anos de Santarém
  4. 360 anos de Santarém: Cristo Rei comemora 6 anos com anúncio de emenda parlamentar para revitalização do espaço
360 anos de Santarém: Cristo Rei comemora 6 anos com anúncio de emenda parlamentar para revitalização do espaço Autor: Desconhecido

360 anos de Santarém: Cristo Rei comemora 6 anos com anúncio de emenda parlamentar para revitalização do espaço

Alanda Matos
Publicado em - Atualizado
.

Autora: Fernanda Rabelo

Emenda parlamentar é de autoria do deputado estadual José Maria Tapajós.

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) comemorou na tarde desta segunda-feira (21), os 6 anos de fundação do Centro de Artesanato do Tapajós - Cristo Rei. O aniversário foi celebrado com o presente de uma emenda parlamentar de autoria do Deputado Estadual José Maria Tapajós para a revitalização do espaço. A solenidade foi realizada em meio a música, dança e arte tapajônica seguindo os protocolos de segurança contra o coronavírus.

A solenidade contou com a benção do Pastor Eduardo que orou pela passagem festiva do Cristo Rei e também por Santarém. “Santarém será próspera, pois o seu povo é trabalhador e não mede esforços para o crescimento do nosso município. O chão é fértil, seu povo não passará fome,” finalizou o pastor.

O gestor da pasta do Turismo comentou sobre a felicidade em comemorar os 6 anos do Centro de Artesanato, em um momento onde o mundo vive uma grande guerra sanitária em que o turismo foi um dos segmentos que sofreu grande impacto. “Santarém é uma cidade turística e uma das principais do estado do Pará. Nesse setor sofreu grandes quedas, mas pelo trabalho que vem sendo realizado pelo Prefeito Nélio Aguiar o município conseguiu se reestruturar e buscar soluções a tempo. Hoje é um grande orgulho estar realizando essa comemoração juntamente com todos os artesãos do Centro, mostrando ao nosso Prefeito que estamos conseguindo vencer a pandemia e expandir o turismo mesmo em tempos difíceis. O Centro de Artesanato tem essa função, se pegarmos o livro com as assinaturas dos visitantes vamos ver que recebemos turistas de todo o Brasil e do exterior que se apaixonam pelas nossas peças únicas e artesanais, pela nossa cultura peculiar, culinária única e por nossa dança típica”. 

Santarém, atualmente, segundo um estudo feito pelo Ministério do Turismo recebe as três categorias de turistas em praticamente todo o ano, sejam eles em alta ou baixa temporada.

A tarde de comemorações foi embalada pelo Grupo Folclórico Bailado de Carimbó com muita dança e um desfile com peças confeccionadas artesanalmente por artesãs do Cristo Rei. Outro momento importante para a tarde foi os parabéns cantando pelo músico Eduardo Dias, enquanto o Prefeito Nélio Aguiar e o Secretário de Turismo Alaércio Cardoso cortavam o bolo.

O Prefeito Nélio Aguiar parabenizou todos que trabalham e cuidam tão bem do Centro de Artesanato do Tapajós - Cristo Rei, um espaço que serve de integração entre o Turismo e a Cultura e que atrae visitantes para o município. “Estou maravilhado com esse clima de festa em véspera do aniversário de nossa linda cidade. Aqui é um dos principais atrativos turísticos culturais de Santarém onde os visitantes vem deixando e gerando renda para o município.”

O gestor do executivo municipal aproveitou para salientar sobre o avanço da vacinação em Santarém. “Estamos a cada dia conseguindo vacinar mais e mais pessoas para mostrarmos aos órgãos sanitários competentes que estamos preparados para receber turistas, que cuidamos da saúde de nossos visitantes e que Santarém estará sempre de braços abertos para recebê-los com todo o protocolo de segurança”.

Estiveram presentes na cerimônia o Prefeito Nélio Aguiar; os secretários municipais de Turismo, Alaércio Cardoso; de Assistência Social, Celsa Brito; de Cultura, Luiz Alberto Pixica; de Finanças, Josilene Pinto; de Administração, Emir Aguiar; de Educação, Maria José Maia; de Meio Ambiente, João Paiva; o Chefe de Gabinete, Alberto Portela; os Deputados Estaduais José Maria Tapajós e Hilton Aguiar; representando a Câmara Municipal, o vereador Elielton Lira; representando a Secretaria Estadual de Governo, Alda Luz; a Procuradora Dra. Paula Piazza; o Pastor Eduardo Nascimento e a representante dos artesãos, Andrea de Almeida.

Centro de Artesanato do Tapajós - Cristo Rei.

O Centro de Artesanato do Tapajós - Cristo Rei foi criado com o objetivo de promover a cultura, alavancar o turismo e fomentar novos negócios, além de proporcionar para toda a sociedade como um grande atrativo turístico e de entretenimento levando os turistas a conhecerem a história do município de Santarém contado em artes feitas manualmente. Logo se viu que era necessário um espaço que serviria de janelas para nossos artesãos e no dia 22 de junho de 2015, no mesmo dia do aniversário da Pérola do Tapajós, a cidade ganhou de presente o Centro de Artesanato do Tapajós - Cristo Rei.  

Cristo Rei conta com 12 lojas que podem ser utilizadas para exposições de artesanato, uma loja de plantas artesanais, balcão de informações, 3 quiosques rotativos, 2 espaços para venda de comida regional e caixas eletrônicos. Os artesãos conseguem expor e vender produtos trazidos de várias localidades como Alter do Chão, a Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns, Reservas Indígenas e também das dezenas de comunidades que produzem artigos locais exclusivos.

Dentre os itens que podem ser encontrados, existem bebidas e doces caseiros, cerâmicas, trançados, bijuterias (colares e brincos), instrumentos musicais, produtos medicinais, produtos moveleiros, plantas típicas, cestos e outros objetos. Em datas comemorativas, alguns artesãos oferecem produtos específicos e realizam feiras, como acontece na Páscoa, quando é possível encontrar chocolates caseiros recheados com frutos locais.

Além do viés turístico desse centro de artesanato, ele também dá a oportunidade de os turistas conhecerem os melhores artigos que o Pará produz, incentivando o pequeno artesão, que precisa de valorização e que muitas vezes costuma trabalhar com produções de peças em uma escala menor. Sempre é recomendado comprar direto do artesão e assim conseguir aprender seu processo produtivo e suas particularidades. Além disso, reserve um tempo para conversar com a pessoa que produziu a peça comprada e procure entender sua confecção.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.