3. 360 anos de Santarém
  4. 360 anos de Santarém: Aldeias Gurupá e Arimum, no Arapiuns, recebem com festa sistemas de água potável e saneamento
360 anos de Santarém: Aldeias Gurupá e Arimum, no Arapiuns, recebem com festa sistemas de água potável e saneamento Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Luan Rodrigues

A manhã de domingo (27), foi de muita festa para os comunitários e indígenas das aldeias Gurupá e Arimum, localizadas na Região do Arapiuns. Em comemoração aos 360 anos de Santarém, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realizou a entrega de dois microssistemas de abastecimento de água garantindo saneamento básico e qualidade de vida.

Aldeia Gurupá

O empreendimento entregue possui a estrutura de um poço tubular de setenta metros de profundidade e quatro polegadas de diâmetro; conjunto motobomba de um cv acionado a energia alternativa (placas solares); dois mil e cento e cinquenta e sete metros de rede de distribuição, além de um reservatório de dez mil litros. A obra beneficiará 25 famílias e aproximadamente 150 pessoas.

A obra foi realizada pela Prefeitura de Santarém por meio da Semap em parceria com o Instituto Amazônico de Manejo Sustentável dos Recursos Ambientais (Iara) e a Ong Alemã Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema).

Durante seu discurso, Nélio Aguiar, destacou o compromisso do município em levar água potável e de qualidade aos ribeirinhos e indígenas que há anos clamavam por esta benfeitoria.

“Esta obra é uma reivindicação antiga dos moradores e resolverá um problema histórico que passou por diversos governos sem solução. Com muita alegria estamos entregando este empreendimento. É o compromisso do nosso governo investir em saneamento básico, com isso, melhorando a qualidade de vida da população. Continuaremos investindo em políticas públicas voltadas para as comunidades e aldeias da zona rural através de uma gestão compromissada", disse Aguiar.

O cacique da aldeia, Orlanildo Tupaiu, lembra o empenho dos indígenas para que o sonho de ter água potável na torneira se tornasse realidade e agradece a gestão municipal.

"A única palavra que podemos expressar neste momento é gratidão. Queremos agradecer ao prefeito Nélio por nos atender com esta demanda que já era antiga. Antes tínhamos sérios problemas com a falta d' água em nossa aldeia, porém este panorama agora vai mudar", contou.

Representando o legislativo na cerimônia, o vereador Júnior Tapajós, elogiou o executivo pelo esforço e dedicação. "Parabenizo a Prefeitura pelo empenho em concluir essa obra importante para os moradores de Gurupá cumprindo o compromisso de gestão em levar água potável à população mais distante do centro urbano. É uma felicidade imensa estar fazendo parte desta festa com a entrega deste empreendimento", festejou o vereador.

Aldeia/Comunidade Arimum

A obra entregue aos aldeados e comunitários possui uma estrutura de um poço tubular de oitenta metros de profundidade e quatro polegadas de diâmetro; conjunto moto bomba de dois cv acionado a energia alternativa (placas solares) e grupo gerador; mil e quinhentos metros de rede de distribuição, além de um reservatório de dez mil litros. A obra beneficiará 23 famílias e aproximadamente 130 pessoas.

A entrega deste empreendimento é fruto de parceria entre prefeitura de Santarém por meio da Semap e Projeto Saúde e Alegria (PSA), onde teve ainda a contrapartida da aldeia e comunidade.

Emocionado, o cacique da Aldeia João Ednaldo Arapiun, agradeceu ao prefeito. "Hoje é um dia de festa para todos da aldeia. Uma obra esperada por tantas gerações. Tanto tempo esperávamos por água de qualidade e finalmente o momento chegou. Agradecemos ao nosso gestor municipal pelo compromisso firmado conosco. Este microssistema vai ajudar bastante no cotidiano dos aldeados", relatou.

Com a parceria, a Prefeitura ficou responsável pelos serviços de perfuração do poço, construção do elevado e reservatório de 10.000 litros.

Segundo o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, esse projeto é uma reivindicação antiga dos moradores da localidade. Com a implantação, atenderá as demandas de distribuição de água de várias famílias da comunidade e aldeia, garantindo assim mais qualidade de vida, onde passarão a receber água tratada nas suas residências.

"A nossa proposta é essa: levar água com qualidade aos moradores. Isso se soma ao trabalho dedicado, responsável e comprometido do nosso prefeito em atender os munícipes, levando políticas públicas a diversas localidades. Nos sentimos felizes em dar continuidade ao projeto que é levar abastecimento de água para as comunidades e aldeias mais distantes", enfatizou.

De acordo com Silvanei Rodrigues, representante do PSA, a entrega do sistema aos moradores é a prova de que o trabalho com parcerias é importante para o bem dos ribeirinhos. "São muitos os avanços que temos conseguido por meio de programas e parcerias, levando assim dignidade aos moradores. São parcerias que somam esforços para melhorar a qualidade de vida das famílias nas comunidades e adeias", ressaltou.

Na oportunidade, estiveram presentes nas cerimônias além do prefeito Nélio Aguiar e primeira-dama Celsa Brito, os secretários municipais Bruno Costa (Semap), Daniel Simões (Seminfra), chefe de gabinete Alberto Portela. Também os vereadores Júnior Tapajós, Alba Leal e Didi Feleol; representante do PSA, Silvanei Rodrigues, além do representante da Ong Alemã Wolfenguen Mauer e lideranças das aldeias.