3. 360 anos de Santarém
  4. Santarém 360 anos: Moradores do Elcione Barbalho comemoram entrega de asfalto da Rua D
Santarém 360 anos: Moradores do Elcione Barbalho comemoram entrega de asfalto da Rua D Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autora: Dayse Lima

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), entregou mais obras de asfalto nesta sexta-feira, 2. Desta vez, o asfalto chegou para moradores da Rua D, no bairro Elcione Barbalho. A pavimentação faz parte da programação dos 360 anos da cidade que entregou, sob a atual gestão, uma grande infraestrutura urbana em vários bairros.

Seguindo todos os protocolos de prevenção contra o corona vírus, a solenidade contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar e da primeira-dama, secretária Celsa Brito (Assistência Social); secretários Daniel Simões (Infraestrutura); Ezequiel Aquino (Esporte e Lazer); Alaércio Cardoso (Turismo); Emir Aguiar (Gestão e Governo); Josilene Pinto (Finanças); o secretário regional de governo, Henderson Pinto; representantes do bairro e moradores da área.

Travessa D foi asfaltada em uma extensão de 2Km e mais 160 metros, no perímetro entre a Rua 4 de Agosto e Rod. Fernando Guilhon. A obra foi orçada em R$ 3.498.758,89 (três milhões, quatrocentos e noventa e oito mil, setecentos e cinquenta e oito reais e oitenta e nove centavos), que contemplou serviços de implantação de sistema de drenagem superficial e profunda, terraplenagem, calçamento com piso tátil, meio-fio, sinalização e a pavimentação asfáltica.

“Mais uma obra de grande importância para Santarém e para a população desta área. A atual gestão tem intensificado os serviços de melhorias do sistema de drenagem da cidade e isso vai ter reflexos muito positivos no futuro”, afirmou o secretário de infraestrutura, Daniel Simões.

Para o morador, Jonas Gama, presidente da Associação de Moradores do bairro Elcione Barbalho, a obra é considerada uma grande conquista. “Por muito tempo esperávamos o asfalto e agora ele é realidade. Que bom que o prefeito fez isso por nós. O prefeito e seu secretário estão de parabéns. Só temos a agradecer por este benefício”, destacou o morador.

Implementada por meio dos recursos do FINISA, financiamento adquirido pelo governo municipal junto à Caixa Econômica Federal, no valor total de 123 milhões de reais e que estão sendo aplicados na pavimentação de diversas vias, em vários pontos da cidade.

O destaque fica por conta da implantação de um sistema eficiente de drenagem profunda aqui na via, obra considerada de suma importância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e que deve solucionar problemas de alagamentos que ocorriam nessa área. Ao todo, foram implantados 960 metros de tubulação subterrânea no sistema de drenagem profunda da via.

O prefeito Nélio Aguiar destacou os investimentos que sua gestão vem realizando em estrutura urbana. “Estamos trabalhando dentro do nosso compromisso de governar para todos e de olhar pelos bairros periféricos de Santarém. Entregamos hoje, o asfalto na Rua D e além dele estamos fazendo um grande investimento em estrutura urbana em outros bairros também, a exemplo do Maracanã, em que 22 ruas estão sendo pavimentadas. Já no Santarenzinho, mais de R$ 30 milhões estão sendo licitados para investir em pavimentação. Estamos implantando obras de infraestrutura em várias vias da cidade.”