3. 360 anos de Santarém
  4. Santarém 360 anos: 22ª escola reformada pela Prefeitura conclui entregas de obras na educação no aniversário da cidade
Santarém 360 anos: 22ª escola reformada pela Prefeitura conclui entregas de obras na educação no aniversário da cidade Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Ronnie Dantas

Foram 20 escolas revitalizadas, sendo oito na zona urbana e dois ginásios; sete escolas na região de planalto e mais cinco na região de rios.

O prefeito Nélio Aguiar e comitiva estiveram na manhã desta sexta-feira (2), na comunidade Santí, rio Tapajós, para entregar mais uma escola reformada e ampliada pela gestão. A Escola Municipal Santa Luzia, que funciona como anexo da escola Santa Rita de Cássia, da comunidade Anumã, ganhou nova roupagem. Após pedido dos comunitários para construção de banheiros a Prefeitura foi além, e entregou uma escola reformada e ampliada com novos banheiros, cozinha, depósitos e refeitório além de reforma geral da escola. Para isso, foram investidos de R$ 259.667,20 com recursos do Fundeb.

O educandário atende alunos da educação infantil (Pré I e Pré II) e ensino fundamental, do 1º ao 5º ano (multisérie).

Acompanharam a comitiva o Deputado Estadual José Maria Tapajós, vereador Junior Tapajós, Secretária de Educação Maria José Maia da Silva, Secretário de Administração e Governo Emir Aguiar e ainda o chefe de gabinete Alberto Portela.

O vereador Junior Tapajós foi um dos responsáveis pela reforma da escola. “Com certeza, uma obra há muito tempo aguardada, uma vez que a escola foi inaugurada ainda no governo do ex-prefeito Lira Maia e hoje a gente consegue entregar não só a reforma como ampliação dessa obra, enfim, uma escola padrão, digna de nossas crianças.”

O Deputado Estadual José Maria Tapajós estava vereador na inauguração da escola. “É uma satisfação pra mim, estamos ainda no primeiro semestre deste segundo mandato e o prefeito Nélio já entregou muitas obras e tem obras pra entregar e eu na condição de deputado estadual tenho sido parceiro juntamente com o Governo do Estado e com essa parceria quem ganha é Santarém que vai continuar crescendo”, frisou Tapajós.

A Secretária de Educação Maria José Maia fez um balanço das obras entregues pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação (Semed).

“Nesse mês de junho, mês de aniversário da nossa cidade, tivemos a oportunidade de entregar 22 obras na área da educação. Foram 20 escolas sendo oito na zona urbana e mais dois ginásios que somam dez obras na zona urbana, entregamos sete escolas na região de planalto e mais cinco na região de rios. Ainda temos ainda mais 28 obras na área da educação, destas, seis são creches em construção, algumas já praticamente prontas como a creche da Área Verde, a do Cipoal e a do Caranazal e as outras três estamos trabalhando para entregar, no máximo, até final de setembro, então, pra nós é motivo de muita alegria poder comemorar junto com a população de Santarém, que a gente sabe que contribui muito para o processo de ensino-aprendizagem a estrutura física das escolas”.

Ainda de acordo com a secretária, nesse mês de julho, haverá licitação para novas obras. Segundo ela, mesmo sem essa nova licitação a parceria Prefeitura/Semed irá contabilizar até o final do ano 51 obras entregues pela atual gestão.

O prefeito Nélio Aguiar disse que não importa a distância, muito menos a quantidade de alunos.

“Pra nós o que importa é levar educação de qualidade pra toda Santarém, reafirmando que pro nosso governo educação é prioridade”, disse o gestor que brincou: “A comunidade Santí sonhou com dois banheiros e acordou com uma escola reformada e ampliada”.

As comemorações pelo aniversário de 360 anos de Santarém encerram hoje, sexta-feira, com a entrega de mais quatro ruas e a Praça do Santarenzinho, às 20h.