3. 360 anos de Santarém
  4. Santarém 360 anos: Prefeitura entrega asfalto nos bairros Livramento e Santo André
Santarém 360 anos: Prefeitura entrega asfalto nos bairros Livramento e Santo André Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autora: Dayse Lima

Santarém completou 360 anos e mais de 70 ações entre obras e entregas foram realizadas pela Prefeitura de Santarém fortalecendo a educação, saúde e infraestrutura da cidade. Nesta sexta-feira (2), por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), houve a entrega de asfalto da Rua Sol Nascente, no bairro Santo André, e da Avenida Barão de São Nicolau, no bairro Livramento. As obras foram colocadas em prática graças a uma parceria entre o município e o Estado, contando com recursos provenientes do governo estadual e contrapartida do governo municipal.

Seguindo todos os protocolos de prevenção contra o corona vírus, a solenidade contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar e da primeira-dama, secretária Celsa Brito (Assistência Social); secretários municipais Daniel Simões (Infraestrutura), Lene Pinto (Finanças), Ezequiel Aquino (Esporte e Lazer), João Paiva (Meio Ambiente), Murilo Marques (Urbanismo), Alaércio Cardoso (Turismo); do secretário Regional de governo Henderson Pinto; do deputado estadual José Maria Tapajós; de representantes do bairro e moradores da área.

Asfalto na Rua Sol Nascente, bairro Santo André

Na Rua Sol Nascente, no Santo André, foram 612,99 metros de asfalto entre a Av. Curuá-Una e a Trav. Turiano Meira (Santo André). A obra foi orçada em R$ 1.707.584,00 e contou com serviços de terraplanagem, pavimentação asfáltica, também contou com a implantação de um sistema eficiente de drenagem superficial e profunda, obra considerada de suma importância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.Ao todo, foram implantados 567 metros de tubulação subterrânea no sistema de drenagem da rua.

Para os moradores a entrega foi um sonho de melhoria que virou realidade. Para o presidente do Centro Comunitário Santo André, Raimundo Vítor de Sousa, a obra significa qualidade de vida e mobilidade aos moradores. “A gente vinha pedindo esse serviço e agora o prefeito Nélio realizou esse grande sonho que era de todos os moradores do bairro. Só temos a agradecer ao prefeito e ao seu secretário, ao governador Helder e aos vereadores que nos apoiaram. Aqui era só buraco, era muita poeira e era uma via esquecida. Mas agora no governo do prefeito Nélio tivemos a obra entregue.”

Asfalto na Av. Barão de São Nicolau, bairro Livramento

Outra via entregue foi a Av. Barão de São Nicolau, no bairro Livramento, que foi asfaltada entre a Av. Gonçalves Dias e a Dom Frederico Costa (Uruará), em uma extensão de 752,98 metros de asfalto. O trecho que sofria com a erosão da chuva recebeu aterro, terraplenagem, calçamento com piso tátil, com destaque para um sistema eficiente de drenagem superficial e profunda que foi instalada no local, resolvendo o problema de alagamento. Ao todo, foram 854,13 metros de tubulação subterrânea implantada para o sistema de drenagem nesta área. A obra foi orçada em R$1.993.229,66.

Para o presidente do bairro, Sandro Sousa, se antes os moradores sofriam com as condições da via, agora alegram-se com a estrutura. “Sofríamos com as crateras que existiam aqui na nossa rua. Era uma dificuldade para trafegar até a pé. Isso é um sonho realizado, pois agora nossa rua está muito linda, asfaltada, com drenagem, sinalizada e com calçamento. Só temos a agradecer ao prefeito por isso.”

O secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões, destacou o empenho da atual gestão para melhorar a malha viária do município. “A atual gestão municipal tem se empenhado em mudar a realidade das ruas santarenas. Não tem medido esforços para asfaltar o maior número possível de vias mudando a realidade viária do município. Obras importantes de asfalto com drenagem profunda que devem acabar com problemas antigos de alagamento. São serviços que irão melhorar a vida das pessoas, mas que também mudarão a história de Santarém”, salientou Simões.

Para o prefeito Nélio Aguiar, o tráfego só tende a melhorar com mais vias asfaltadas. Ele destacou a importância da parceria com o governo do Estado, destacando o envio de recursos para as grandes obras que estão sendo implementadas em Santarém.

“Nosso projeto de levar asfalto com qualidade para a periferia de Santarém continua a todo vapor. Já entregamos vários anéis viários e diversas ruas continuam sendo asfaltadas beneficiando milhares de famílias. Foi um grande desafio e para nós é de suma importância a questão da drenagem. Estamos fazendo tudo que podemos para mudar essa realidade que vinha de anos. Não havia projeto para nada disso, mas fizemos estudos e fomos buscar recursos para colocar em prática. Isso muda a vida das pessoas, trazendo dignidade. O asfalto chegou na porta das casas das pessoas e todos estão felizes com isso. Já fizemos vários anéis viários e estamos transformando a vida dos santarenos. E que bom que estamos tendo o apoio do governador Helder Barbalho e vamos continuar mantendo essa parceria que só beneficia a cidade de Santarém”, disse o gestor.

A malha viária do município tem aproximadamente 711 km. A atual gestão, entre os anos de 2017 à 2021, pavimentou 66,2km (9,31% da malha viária) e a previsão é executar até 2024 mais 102,2km (14,38%) além do que já foi asfaltado. Com isso, o município deve atingir 388,44km de vias pavimentadas, perfazendo um total de 54,63% de toda a malha viária existente em Santarém.