3. 360 anos de Santarém
  4. Santarém 360 anos: Santarenzinho comemora reforma e ampliação da Escola Eilah Gentil
Santarém 360 anos: Santarenzinho comemora reforma e ampliação da Escola Eilah Gentil Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Ronnie Dantas

Escola fica no Santarenzinho que cresce economicamente com os investimentos da atual gestão. Em breve, anel viário, praça e creche serão inauguradas no bairro.

Ao som da música Poema de Amor, o Prefeito Nélio Aguiar e comitiva foram recepcionados hoje (25), pela manhã, no ato de entrega da reforma da Escola Municipal Eilah Gentil,  no bairro Santarenzinho. A música foi  interpretada pela aluna do 6° ano Lívia Menezes. E foi nesse clima de festa que a Prefeitura de Santarém entregou a 14ª escola ampliada e reformada pela atual gestão. O evento, com público restrito e seguindo os protocolos de segurança e saúde, faz parte da programação de aniversário dos 360 anos de Santarém.

A escola Eilah Gentil tem 39 anos de atividades e  atende atualmente 518 alunos do 1° ao 9° ano nos turnos matutino e vespertino. A ex-aluna Ivonete Machado Pimentel é hoje a gestora da escola. Para ela, o momento foi de muita emoção e felicidade.

"É um momento de muita alegria. Estamos muito felizes com a reforma e ampliação da escola porque vai proporcionar um ambiente melhor para os funcionários e alunos", disse a diretora que relembrou como era a escola nos tempos de aluna. "Há 35 anos a escola era muito diferente, sequer tinha cadeira pra gente sentar, todo dia era uma luta pra conseguir uma cadeira, quem não chegasse cedo sentava no chão. Então,  ver a escola reformada é uma alegria muito grande e, por ser ex-aluna e agora gestora é uma alegria maior ainda", completou Ivonete.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Josafá Gonçalves, se emocionou ao lembrar da professora Soraia (in memorian) que lecionava na escola. Ele disse ainda nutrir um sentimento especial pela escola. “Eu tenho uma história aqui, e uma das pessoas que desenvolveu um papel fundamental foi a professora Soraia e foi um baque muito grande o falecimento dela. Tenho certeza que ela teria ficado muito feliz com esse momento festivo de entrega e eu me emocionei muito porque a Soraia fazia parte da minha vida e da história da educação de Santarém”.

A escola ganhou ampliação de bloco administrativo, sala de AEE, adaptação de bloco de serviço e reforma geral da escola e da quadra.

A Secretária de Educação Maria José Maia destacou o cuidado que se deve ter pela escola. “Toda obra entregue pela prefeitura por meio da Secretaria de Educação é feita com muito carinho porque sabemos dos anseios da comunidade e é a comunidade juntamente com a escola que têm o papel fundamental de zelar por ela, uma escola sempre limpa é sinal de zelo não só pelo educandário, mas também pela educação”.

O prefeito Nélio Aguiar reafirmou o compromisso com a educação e com o bairro Santarenzinho. Ele citou os investimentos que estão sendo feitos no bairro como o anel viário, a praça que será inaugurada no próximo dia 30 e uma creche que será construída por meio da parceria “Creche por todo o Pará”, do governo do Estado.

O gestor também confirmou pavimentação em várias ruas do bairro incluindo a Rua Cruzeiro do Norte. “Vai ser o último inverno de sofrimento para os moradores da Cruzeiro do Norte”, disse Nélio.

Estiveram presentes no evento os vereadores Josafá Gonçalves, Alexandre Maduro, Erasmo Maia e Adriana Almeida, os secretários de governo Emir Aguiar, Paulo Jesus, Ezequiel Aquino e Josilene Pinto. O deputado estadual José Maria Tapajós foi representado por Léo Pimenta.

Confira mais fotos da escola reformada: