3. 360 anos de Santarém
  4. Santarém 360 anos: comunidade Guaraná no planalto Curuá-Una recebe reforma e ampliação de escola
Santarém 360 anos: comunidade Guaraná no planalto Curuá-Una recebe reforma e ampliação de escola Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Ronnie Dantas

Em apenas um mês, esta é a 18ª escola entregue reformada pela Prefeitura de Santarém por ocasião dos 360 anos da cidade.

A Prefeitura de Santarém entregou para a educação da cidade a 18ª escola reformada e ampliada. Desta vez, a revitalização agraciou a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Félix, localizada na comunidade Guaraná, km 58 da PA 370, rodovia Santarém Curuá-Una, região do planalto Santareno. A entrega que faz parte da programação dos 360 anos da Pérola do Tapajós ocorreu no final da tarde da última terça-feira (29), e contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar e comitiva.

O educandário foi ampliado ganhando sala de aula, almoxarifado, adaptação de bloco de serviço com depósito de merenda e área de serviço. No bloco administrativo ganhou secretaria, diretoria, sala dos professores, sala de A.E.E. e biblioteca, além de reforma geral da escola. Os investimentos foram de R$ 588.744,60 com recursos do Fundeb.

Fundada em 21 de abril de 1972 a escola São Félix completou em 2021, 49 anos de atividades. Somando os quatro anexos o educandário atende 290 alunos sob a direção da professora Ociléia de Lima Moreira.

“Esse é um momento histórico para a comunidade do Guaraná. Quero agradecer a Deus por estarmos vivenciando esse momento, pois tudo que foi projetado e executado aqui é para a comunidade, que nossos alunos e comunidade tomem posse e zelem por ela e que nossos professores alcancem sempre os melhores resultados”, disse a gestora Ociléia.

Diretora Ociléia Moreira agradeceu a reforma.

A Secretária de Educação Maria José Maia disse ter um carinho especial pela comunidade e pela escola. Ela que já atuou na assessoria da região de planalto estava na função quando a escola foi inaugurada pelo então prefeito Joaquim de Lira Maia.

“A educação é dinâmica e está sempre se reinventando, se renovando. A educação de qualidade perpassa pela questão estrutural, um bom prédio significa melhor desempenho no aprendizado dos alunos”, destacou a Secretária.

Secretária Maria José Maia externou o carinho pela escola.

O prefeito Nélio Aguiar lembrou que mesmo na pandemia a prefeitura não deixou de cuidar de outras questões como a educação, por exemplo. “A gente não deixou de cuidar de outras obrigações e a educação é uma delas porque sabemos que a educação é a maior herança que podemos deixar para nossos filhos. Se hoje sou médico por formação agradeço à educação”, disse Nélio.

A comunidade Guaraná já recebeu da gestão atual uma quadra nova, novos fardamentos escolares, um ônibus escolar e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e agora recebe a escola ampliada e reformada.

Prefeito Nélio vistoriou todos os espaços da escola que também recebeu novas mobílias.

Acompanharam a comitiva os vereadores Elielton Lira e Agnaldo Promissória, secretários de governo Emir Aguiar, Luis Alberto Pixica e João Paiva além da equipe da Semed.

Nesta quarta-feira (30), 15h, ocorre a entrega de mais uma escola. Será a reforma e ampliação da escola Fernando Guilhon, no bairro Maracanã.

Confira mais fotos da entrega: