3. 360 anos de Santarém
  4. Santarém 360 anos: Uma escola nova e duas reformadas são entregues pela Prefeitura na região do Maró, rio Arapiuns
Santarém 360 anos: Uma escola nova e duas reformadas são entregues pela Prefeitura na região do Maró, rio Arapiuns Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Ronnie Dantas

A Prefeitura de Santarém continua comemorando o aniversário de 360 anos da cidade com obras sendo entregues à população em todos os cantos do município. No último sábado (26), o Prefeito Nélio Aguiar e comitiva estiveram na Terra Indígena (T.I) Maró, região do rio Arapiuns, oficializando a entrega de três escolas que vão beneficiar cerca de 370 alunos da área, incluindo polo e anexos.

Acompanharam o prefeito a Primeira Dama secretária de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito; a secretária municipal de Educação, Maria José Maia; uma equipe da Semed; os secretários municipais Daniel Simões (Seminfra); Ezequiel Aquino (Semjel); Jean Murilo (Semurb); além do chefe de gabinete Alberto Portela e o vereador Didi Feleol.

Escola Nossa Senhora de Nazaré - Comunidade Mariazinha

Para chegar a região, a comitiva do prefeito Nélio viajou quase 11 horas de barco e mais duas horas de lancha até chegar a comunidade Mariazinha, distante cerca de 145 quilômetros de Santarém. Lá, o prefeito Nélio entregou a construção de uma nova escola: Escola Nossa Senhora de Nazaré, construída nos padrões MEC, com bloco administrativo, blocos de serviços e quatro salas de aula. O valor da obra foi de R$ 705.829,81 financiada com recursos do Fundeb.

A instituição também passou a ser escola polo. “É uma comunidade que já tem mais de 100 crianças, por isso pela distância e para fazer um melhor acompanhamento pedagógico foi transformada em polo ficando como anexa dela a comunidade de Aracati, que antes era sala externa do Mariazinha e agora se transforma em escola anexa”, disse a diretora Edilena do Socorro Soares Lima.

A mudança foi explicada pela secretária Maria José. “Com essa transformação a comunidade de Aracati, que também nesse segundo semestre deve receber sua escola, vai poder ter o próprio Conselho Escolar que dá possibilidade de receber o PDDE, o dinheiro direto na escola, uma vez que enquanto sala externa não podia, mas como escola anexa terá seu próprio Conselho Escolar e ter seu próprio INEP.”

Escola Nossa Senhora das Graças - Comunidade Fé em Deus

A segunda escola entregue foi na comunidade Fé em Deus, margem direita do Rio Maró, Arapiuns.

A escola Nossa Senhora das Graças, fundada em 1997, atende cerca de 270 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Ganhou a construção de bloco administrativo e ampliação de bloco de serviço, além de reforma geral do prédio. Para isso, foram investidos R$ 314.685,36 em recursos do Fundeb.

A diretora Edilena do Socorro Soares não mediu palavras para agradecer ao prefeito Nélio pela nova escola. “O senhor, com certeza, já está na história do Maró, não só pelas escolas entregues aqui, mas também por sua presença conosco”, finalizou ela.

Escola Nossa Senhora das Graças – Comunidade Cachoeira do Maró

Na comunidade Cachoeira do Maró foi feita a entrega da terceira escola. Recepcionado com dança, tarubá e muita festa, Nélio entregou para a comunidade a escola Nossa Senhora de Nazaré totalmente reformada e ampliada. A escola recebeu construção de bloco administrativo com secretaria, diretoria e sala dos professores, bloco de cozinha, depósito de merenda, depósito de materiais diversos, refeitório, área de serviço, banheiros e duas salas de aula, além de reforma geral da escola. Foram investidos R$ 488.295,74 com recursos do Fundeb.

A escola, que é polo indígena, atende 65 alunos em oito turmas, do Pré I ao 9º ano. A escola também conta com dois anexos, o anexo São Francisco, da Aldeia São José III que funciona com cinco turmas sendo duas multiseriadas e o anexo Aldeia Novo Lugar, com sete turmas.

O prefeito Nélio Aguiar destacou que o trabalho da gestão tem sido movido pela paixão que ele tem por Santarém.

“O nosso objetivo, quando entramos na política, era ser prefeito pra toda Santarém, o que estamos fazendo aqui não é favor, é missão e toda missão é dada por Deus, por isso que não importa a distância, temos que cumprir essa missão, e hoje estamos aqui no Mariazinha entregando essa escola belíssima pra comunidade. Agora sim nós estamos dando dignidade para nossas crianças que vão estudar em sala de aula e não mais em um barracão”, completou Nélio.

Autorizado o Ensino Modular na região

Além das escolas entregues, o Prefeito Nélio e a Secretária de Educação Maria José Maia anunciaram ainda uma outra conquista para os moradores da região do Maró.  Foi autorizada a abertura do Ensino Modular nas comunidades Mariazinha e Fé em Deus. Com isso, os alunos que terminaram o ensino fundamental terão a oportunidade de concluir o ensino médio na própria comunidade.

Terra Indígena Maró

A T.I. Maró está localizada na chamada Gleba Nova Olinda, no município de Santarém, oeste do Pará.  Trata-se de uma área de 42.373 hectares reivindicada pelos grupos indígenas Borari e Arapium como território tradicionalmente ocupado (Terra de Direitos.org).